Minha conta
    O Farol: "Eu não sabia que Robert Pattinson queria me socar", brinca diretor sobre tensão no set (Exclusivo)

    Em entrevista ao AdoroCinema, o diretor Robert Eggers e o ator Willem Dafoe falaram sobre a aclamada parceria, que inclui ainda Robert Pattinson.

    O Farol pode não ter estreado ainda nos cinemas brasileiros, mas a bagagem que traz consigo ao desembarcar em terras tupiniquins certamente é das mais pesadas. Depois de ser premiado no Festival de Cannes, durante a Quineza dos Realizadores, o longa dirigido por Robert Eggers se tornou um dos mais aguardados do calendário. Felizmente, a espera está próxima do fim, mas antes disso Eggers e um de seus protagonistas, Willem Dafoe, vieram ao Brasil para divulgar o projeto.

    No bate-papo com o AdoroCinema, em São Paulo, os assuntos foram dos mais variados. Para começar, Dafoe, que interpretou Jesus em A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese, comentou toda a polêmica envolvendo o diretor e as declarações de que Marvel não é cinema. O ator também já foi o Duende Verde, no Homem-Aranha de Sam Raimi, e Vulko, em Aquaman.

    Um dos aspectos que mais chama atenção em O Farol é a habilidade de Eggers em construir um forte suspense com apenas dois personagens. Para isso, ele usa a natureza como um importante elemento para gerar a sensação de claustrofobia, já que a trama é toda permeada pelo mar, mudanças climáticas e até gaivotas.

    "O mar é a personagem mais assustadora no filme", afirma Eggers sem hesitar. "Três tempestades destruíram a locação quando estávamos construindo o set, e, no dia seguinte à tempestade, as ondas estavam incríveis", completou ao falar do trabalho de criação do suspense.

    Pelo visto, o filme deu muito trabalho para sair do papel. A dificuldade foi tanta, que Robert Pattinson declarou em uma entrevista ter tido vontade de socar Eggers, durante a filmagem de uma cena. Questionado sobre essa questão, Dafoe apostou no bom humor para dar uma resposta. "Eu não quis socá-lo, sou mais paciente do que o Pattinson", disse gargalhando. 

    "Eu nem sabia que ele queria me socar!", afirmou Eggers. "O problema foi que a gente estava filmando uma cena em que a chuva não aparecia direito no close-up, então tivemos que acionar o cara dos efeitos especiais para espirrar água na cara dele com uma mangueira de incêndio. Só que, por conta disso, o Robert saia da marcação e o foco da câmera não ficava nele, então tivemos que repetir esta cena muitas vezes". Com tantas repetições, não dá para culpar Robert por ter ficado irritado, né?

    A entrevista completa com Eggers e Dafoe pode ser vista no vídeo acima. O Farol estreia nos cinemas brasileiros no dia 2 de janeiro de 2020.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top