Minha conta
    Willem Dafoe escolheu o Brasil para produzir seu primeiro filme

    Os Lençóis Maranhenses servirão de cenário para Tropico, dirigido pela mulher do aclamado ator.

    Jim Spellman/WireImage

    Willem Dafoe já rodou o mundo inteiro em sua juventude com sua trupe teatral e, posteriormente, como astro de Hollywood. Mas de todos os países nos quais já esteve, o Brasil foi um dos que mais chamou a atenção do ator, principalmente na temporada em que o estadunidense passou nos palcos paulistanos e cariocas com a peça "A Velha" e quando filmou Meu Amigo Hindu, de Hector Babenco, de 2015. Agora, três anos depois, Dafoe está de volta para produzir seu primeiro longa-metragem (via O Globo).

    Tropico, dirigido por Giada Colagrande, esposa do indicado ao Oscar por Projeto Flórida, será rodado nos Lençóis Maranhenses, parque natural de lagos e dunas no Maranhão: "Minha relação com o Brasil pode parecer casual, mas nasce de uma paixão de mais de 15 anos, quando conheci Seu Jorge nas filmagens de A Vida Marinha com Steve Zissou, de Wes Anderson. A gente até gravou o clipe de 'Tive razão'", declarou Dafoe, em entrevista ao periódico carioca, que além de servir como produtor, também será o protagonista do vindouro longa.

    O filme é descrito como um noir ambientado na região nordeste brasileira, inspirado por obras clássicas do gênero, tais como A Dama de Shanghai e Gilda. A narrativa também deve tratar de temáticas como sincretismo religioso e identidade cultural, dois conceitos que estiveram no coração das buscas de Colagrande e Dafoe pela locação perfeita para Tropico. Os Lençóis Maranhenses foram consequentemente escolhidos pelo seu caráter "sagrado", nas palavras da cineasta.

    Coestrelado por Sonia Braga, João Miguel, Seu Jorge e Morena Baccarin, Tropico começará a ser gravado em abril e tem previsão de estreia para o próximo mês de dezembro. Antes disso, Dafoe retorna às telonas brasileiras como Vincent van Gogh na cinebiografia No Portal da Eternidade, que será lançado no dia 7 de fevereiro.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top