Minha conta
    Star Wars: Roteirista de Império Contra-Ataca fala sobre "Eu sou seu pai"

    Revelação de Darth Vader é considerada uma das maiores reviravoltas do cinema.

    Divulgação

    Em 1980, Darth Vader (David Prowse) chocou não só Luke Skywalker (Mark Hamill) ao revelar que era pai do herói, mas também chocou todos os que assistiram a O Império Contra-ataca. A revelação da linhagem do grande vilão é considerada até hoje uma das grandes reviravoltas do cinema, e o roteirista Lawrence Kasdan resolveu contar um pouco mais sobre a produção da cena em uma entrevista a Entretainment Weekly.

    O roteirista afirma que a surpresa só funcionou porque todas as cenas do filme foram escritas e executadas com a grande revelação em mente. “Toda a energia e narrativa que se desenrolava eram direcionadas a esse pequeno momento. Foi extraordinário o tamanho do filme e as expectativas que as pessoas tinham. Todo mundo estava focado o tempo todo nessa revelação, que não apenas queríamos fazer da melhor maneira possível, mas mantê-la escondida do mundo até o lançamento”, conta Kasdan.

    Kasdan tinha acabado de terminar o roteiro de Caçadores da Arca Perdida quando George Lucas o convidou para escrever seu próximo projeto, a aguardada sequência de Guerra nas Estrelas. "Ele disse: 'Você sabe, Darth Vader é o pai de Luke' e eu disse: 'Não, é ...?' Fiquei chocado e surpreso", diz o roteirista. O sigilo era primordial, mesmo no set. "Nós escrevemos páginas falsas, todas as páginas diferentes. O elenco não tinha as páginas até o último segundo", completa.

    O roteiro dizia que Vader contaria a Luke que Obi-Wan Kenobi matará seu pai, o que Mark Hamill observa que já teria sido uma boa reviravolta. “Eu pensei, uau, Alec Guinness, esse ícone da virtude, é secretamente um vilão? Essa é uma grande reviravolta", conta.

    Hamill não foi informado da verdade até momentos antes da cena ser filmada. “[O diretor Irvin Kershner] me puxou para o lado e disse: 'Olha, eu vou lhe dizer uma coisa, eu sei disso e George sabe disso, então se vazar, saberemos que foi você. Nós vamos dublar 'eu sou seu pai'. Fiquei tão chocado quanto a plateia mais tarde ficaria", revela o protagonista.

    A cena traz não só a grande revelação, mas também mostra Luke perdendo a mão em uma luta de sabres de luz contra o pai. “Quando George e eu estávamos escrevendo o roteiro, uma das principais concepções é que, no decorrer do segundo ato [da trilogia], Luke não apenas descobriria essa coisa devastadora sobre seu passado, mas também veremos nele as qualidades que podem dar errado. Então, quando ele perde o braço, leva à próxima cena em que ele começa a se tornar literalmente uma máquina como o pai", explica Kasdan.

    Depois da cena ser filmada, a reviravolta falsa - que Obi-Wan matou o pai de Luke - vazou para um tablóide britânico. "Esses jornais estavam oferecendo muito dinheiro por informações vazadas. Não conseguimos nem manter esse segredo falso por uma semana. Fiquei secretamente encantado", diz Hamill.

    O ator ainda lembra que, na estreia do filme, até seu colega Harrison Ford, que interpretou Han Solo, ficou surpreso: "Harrison se virou para mim e disse: 'Ei, você não me contou isso.'"

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top