Minha conta
    Watchmen 1x04: Bebês de pescaria e outras perguntas sem resposta

    Mais um domingo, mais um episódio maluco de Watchmen.

    Atenção! Contém SPOILERS do episódio 4 da 1ª temporada de Watchmen, “If You Don’t Like My Story, Write Your Own”

    Se você já tentou montar um quebra-cabeças de 500 peças sem ter uma ideia clara da imagem que deverá se formar ao fim — ou sem aquela foto de apoio que mostra a figura completa —, provavelmente entende qual é a sensação semanal de acompanhar Watchmen sem ter o controle, seja parcial ou total, do que está acontecendo na tela. É claro, uma analogia dessas a princípio se aplicaria a qualquer produção audiovisual (elas são, afinal de contas, alheias às nossas vontades), mas quando é que você imaginou um dia ver Ozymandias pescando fetos e transformando-os em adultos completos em menos de 3 minutos?

    Mas se deixarmos de lado por alguns minutos o surpreendente, estranho e indecifrável arco narrativo do personagem de Jeremy Irons (que, na contramão de qualquer expectativa, vai ficando aos poucos mais claro), Watchmen se transforma em frente aos nossos olhos em um produto extremamente dúbio — e isso está longe de ser uma crítica. O episódio 4 apresenta mais novos personagens e, ao fazer isso, começa a ligar as pontas entre uma parte da história e outra. No caminho, há algumas respostas, é claro, mas também há mais perguntas que vão sendo feitas sem a perspectiva de que as respostas serão totalmente claras. E, se você espera algo muito além disso, é melhor se familiarizar com o histórico de um certo Damon Lindelof.

    O episódio começa com uma referência à história de origem de Clark Kent, com uma família de fazendeiros (os Clark, para ficar ainda mais óbvio) que uma certa noite recebe a visita da misteriosa Lady Trieu (Hong Chau), uma trilionária que deseja comprar suas terras e, em troca, oferece uma quantia de dinheiro e… o filho do casal, que ela mesma tomou a liberdade de criar em laboratório com o material genético que os Clark haviam congelado. O aceno à história de origem do Homem de Aço só termina quando o casal e as visitantes vêem literalmente algo cair do céu — algo que vem direto do espaço e culmina em uma explosão, ao que Lady Trieu declara: “É para mim”. Ou seja: mais um episódio de Watchmen, mais alguma coisa caindo misteriosamente do céu.

    HBO/Divulgação

    Mas Lady Trieu faz um papel maior do que simplesmente entregar bebês e oferecer quantias milionárias para casais de fazendeiros, uma vez que ela se torna o elo de ligação entre carros abduzidos, a misteriosa origem e história de Will Reeves (Louis Gossett Jr.) e o que quer que esteja acontecendo com Adrian Veidt (Irons) em sua prisão em formato de castelo. Sabemos que a sua empresa é que produz a nave que foi responsável pelo resgate de Will dentro do carro de Angela Abar (Regina King), e a ação não foi uma simples coincidência: Trieu e Will estão ligados e  unidos no mesmo plano, um plano que envolve uma traição que vai se concretizar em três dias e atingirá Angela diretamente. Ao mesmo tempo, a conexão com Veidt também enfim se estabelece, ainda que de formas um tanto obscuras: Lady Trieu comprou a companhia que era do milionário após a sua suposta “morte”, e ela parece saber que ele não está morto de verdade, se é que a estátua do Ozymandias envelhecido nos transmite algum recado.

    Ainda se tratando de Ozymandias, o estabelecimento de que ele não está isolado propositalmente, e que aquilo é uma prisão, nos dá mais pistas com as quais trabalhar e especular. Ele diz claramente que não foi o responsável por criar os experimentos que geraram os clones que ele próprio utiliza a esmo diariamente, o que sugere uma espécie de punição — mas determinada por quem?

    Com o estreitamento dos laços e do elo de ligação entre a busca de Angela Abar pelas próprias origens e por respostas sobre quem era Judd Crawford (Don Johnson), Watchmen vai se tornando aos poucos um produto mais homogêneo do que os episódios iniciais deram a entender, e algo que de certa forma reprisa a dinâmica conspiratória das investigações conduzidas por Rorschach e pelo Coruja a respeito da morte do Comediante, eventualmente chegando ao grande plano de Veidt.

    Mesmo assim, há mais perguntas e outras que continuam sem respostas: Judd era realmente um membro da KKK? O que são as misteriosas pílulas de Angela? O que Trieu e Will estão tramando? Quem está punindo Adrian Veidt? Estamos diantes de uma das melhores ou das mais confusas séries do ano?

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top