Minha conta
    Democracia em Vertigem, de Petra Costa, é indicado ao Critics' Choice Awards

    Documentário da Netflix fala sobre o impeachment de Dilma Rousseff através da visão da renomada documentarista.

    O documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, foi a única produção brasileira a receber uma indicação ao Critics' Choice Documentary Awards. O filme que narra os pormenores do impeachment de Dilma Rousseff através do olhar da própria documentarista e de seu histórico familiar recebeu duas nomeações: em melhor narração e melhor documentário político.

    Em melhor documentário político, Democracia em Vertigem concorre com Indústria Americana, Hail Satan?The Kingmaker e One Child Nation.

    Os vencedores serão anunciados em uma premiação no dia 10 de novembro, que será apresentada por Jonathan Scott, um dos Irmãos à Obra. Entre os filmes mais indicados estão The Biggest Little Farm, de John Chester (7), Apollo 11, Eles Não Envelhecerão, de Peter Jackson (com 6 cada) e One Child Nation, com 5.

    Democracia em Vertigem dialoga com a "polarização doentia" da política nacional, afirma a diretora Petra Costa (Exclusivo)

    Exibido pela primeira vez no Festival de Sundance de 2018, Democracia em Vertigem aborda como a polarização política brasileira culminou na chegada da extrema-direita ao poder, sobretudo após a queda de Rousseff.

    "Para mim e para as outras pessoas que conheço, o Brasil atravessava, independente do seu ponto de vista político, uma onda muito otimista ao longo dos anos 2000", explicou Costa, em entrevista exclusiva ao AdoroCinema. "Por isso foi um choque o momento em que o país começa a entrar primeiro em uma estagnação financeira e depois em uma crise e uma recessão muito profundas. Todos os aspectos dessa crise geraram um verdadeiro trauma para muitas pessoas. O filme é uma tentativa de falar sobre esse trauma. Como dizem, e o próprio Freud diz, o trauma é uma cicatriz na psique que gera uma incapacidade de significar as coisas, que perde sua habilidade de criar significados por conta da agressividade com que o evento invade sua psique. Então o primeiro passo para recriar um trauma é recontar, por isso ele é uma tentativa de recontar essa história."

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top