Minha conta
    Roteiristas de Vingadores: Ultimato defendem cena controversa de Viúva Negra e Gavião Arqueiro

    Contém spoilers, viu?!

    ATENÇÃO! Contém spoilers de Vingadores: Ultimato.

    Vingadores: Ultimato derrubou muitas lágrimas, mas talvez a morte que ninguém esperava — tendo em vista as novidades para o futuro da Marvel — é a de Natasha Romanoff (Scarlett Johansson). Como superar?

    Quando os heróis se dividem para buscarem as joias após voltarem no tempo pelo túnel quântico, Natasha e Clint Barton (Jeremy Renner) vão para Vormir resgatar a Joia da Alma. Chegando lá, descobrem que um deles precisa se sacrificar. Nat e o Gavião Arqueiro brigam pelo sacrifício, um querendo salvar a vida do outro. Até que, no fim, a Viúva Negra acaba sendo quem encontra o seu fim.

    Em entrevista concedida ao jornal New York Times, os roteiristas Christopher MarkusStephen McFeely defenderam a decisão de não poupar a Viúva Negra, mas revelaram que ela não era a primeira escolha.

    "Jen Underdahl, nossa supervisora de efeitos visuais, leu uma prévia ou rascunho em que era o Gavião Arqueiro que ía. E ela disse 'Não tirem isso dela.' Eu fiquei emocionado pensando sobre isso", disse Markus. McFeely completa: "É verdade, era ele quem pulava. Foi melodramático fazê-lo morrer e não ter a família de volta. E é apropriado e certo que seja ela."

    Em entrevista à Entertainment Weekly, os diretores JoeAnthony Russo detalham:

    "É uma luta para ver quem vai se matar", conta Joe. "É um conceito louco para uma cena. E como vocês já viram em Os Vingadores, ela é uma lutadora melhor do que ele. Então quando o assunto é uma luta entre eles dois, ela ganha."

    O mundo após Vingadores - Ultimato: Qual o futuro do Universo Cinematográfico Marvel?

    Os roteiristas seguem explicando a motivação do sacrifício de Natasha: "Ela vem de uma história abusiva, terrível, controladora. Então quando ela chega a Vormir e tem a chance de reunir a família de volta, isso é algo que ela faria. O mais difícil para nós é que sempre nos preocupamos com as pessoas não terem tempo o suficiente para ficarem tristes. Há muito em jogo ainda e eles não resolveram o problema. Mas perdemos uma grande personagem — uma personagem feminina. Como honrá-la? Temos uma lente masculina, no final são vários caras tristes porque uma mulher morreu."

    Para muitos fãs e críticos, no entanto, a morte de Natasha Romanoff, que existe para impulsionar o arco do personagem masculino — neste caso, do Gavião Arqueiro — se assemelha à convenção de gênero conhecida como "Mulheres no Congelador", ou "Women in Refrigerators." O título nasceu com um quadrinho do Lantena Verde, quando a namorada do personagem foi morta e mantida dentro de um congelador, e ilustra situações em que a personagem feminina é de alguma forma descartada de forma grosseira para mover o restante da história para frente.

    No caso de Natasha, o que fica subentendido é que sua motivação para o sacrifício é ela acreditar que Clint tem mais motivos para viver do que ela. Ele tem esposa e filhos, e ela acredita que nunca terá uma família e, por isso, que sua vida vale menos.

    Para os Russo, a motivação passa realmente por estas questões, mas a dupla afirma que quis trazer a cena como um último ato poderoso de uma soldada disposta a entregar tudo, não apenas para salvar o mundo mas para salvar um amigo. O comprometimento de Barton em resgatar a família, segundo eles, de fato contou a seu favor. "Para mim, é uma das cenas mais tristes do filme porque ela está colocando duas pessoas em uma escolha de Sofia, duas pessoas em uma posição em que ou você deixa o seu amigo morrer, ou você morre."

    Ainda que os diretores não achem que "a vida de Natasha vale menos" que a de Clint Barton, a falta de um funeral ou de uma despedida formal para a personagem deixou no ar uma sensação de esvaziamento. A decisão é defendida pelos roteiristas.

    "Tony tem um funeral. Natasha não tem", lembra Christopher Markus. "Isso é, em parte, porque Tony é essa figura pública massiva e ela tem sido um criptograma durante todo o tempo. Não era necessariamente honesto com a personagem dar a ela um funeral. A maior questão sobre isso é a pergunta que o Thor levanta no cais: 'Temos as Joias do Infinito', por que não simplesmente a trazemos de volta?'"

    "Mas essa é a última troca. Você a traz de volta, você perde a joia", completa McFeely.

    O que vem depois?

    Embora a Marvel ainda não tenha anunciado oficialmente, o filme da Viúva Negra está vindo por aí, e as filmagens supostamente começam em breve. Obviamente, a morte da personagem levanta questões. O que está acontecendo no universo de Kevin Feige?

    O filme será dirigido por Cate Shortland, e no elenco já estão certos Rachel Weisz (A Favorita) e David Harbour (Stranger Things, Hellboy). Tudo indica que o filme será uma espécie de prelúdio, contando as origens da personagem eternizada por Johansson.

    "Natasha é uma personagem cuja identidade era de uma vilã, antes de se tornar uma heroína", explica Joe Russo. "Em O Soldado Invernal, este é um problema para o Capitão, porque ela ainda está em alguma zona cinza, e ele é completamente honesto."

    Para a atriz, o arco de Romanoff mostra a evolução de como ela mesma se enxerga.

    "Ela é uma pessoa que está entendendo o próprio valor", contou à EW. "E isso é uma jornada poderosa de ver qualquer um assumir, mas especialmente quando é uma mulher representada desta forma: uma heroína falha, com uma bússola moral cinza, conseguindo aceitar o que aconteceu com ela."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top