Minha conta
    Robert Downey Jr. foi o único ator a ler o roteiro completo de Vingadores: Ultimato

    Quem pode, pode.

    Recentemente, as agências de espionagem, serviço secreto e de inteligência dos países espalhados ao redor do mundo ganharam uma companhia inesperada: a da Marvel Studios. Guardando segredos a mais de sete chaves para proteger vazamentos de informações sobre suas produções, a Casa das Ideias, sob o comando do produtor Kevin Feige, instituiu um regime de sigilo total, que sequer permite que os atores do estúdio leiam os roteiros completos da maioria dos filmes dos quais fazem parte — à exceção, é claro, de Robert Downey Jr.

    Principal rosto do Universo Cinematográfico Marvel desde 2008, quando ajudou a dar o pontapé na empreitada com sua estreia como Homem de Ferro, o astro foi o único membro do elenco de Vingadores: Ultimato a ler o roteiro do início ao fim. E se isso parece estranho, os diretores JoeAnthony Russo revelaram um ótimo motivo para tal: "Parte de nossa motivação é tirar muito da pressão sobre as pessoas. Quer dizer, é difícil constantemente se censurar sobre o que você diz e como diz porque estes filmes são a sua vida. É o que você faz o dia inteiro, então a tendência é querer compartilhar".

    Ou seja, os cineastas, em entrevista ao Rotten Tomatoes, praticamente lançaram mão da boa e velha estratégia do "menos é mais": quanto menos um ator souber, mais chances ele terá de ficar calado. Além disso, a estratégia também tem um lado prático: "O personagem de Chris Hemsworth, Thor, não precisa saber o que o Capitão América está fazendo durante a maior parte de Guerra Infinita, então Hemsworth lê suas cenas, Chris Evans lê as suas. Eles não leem o resto do filme, não sabem o que se passa no resto do filme, e isso facilita as conversas com as pessoas".

    Mas é claro que, por outro lado, a carga de segredos também traz suas limitações: "É um jeito mais entediante de trabalhar porque nós temos que discutir mais no set sobre contexto já que os atores não têm o roteiro inteiro e não sabem o que acontece. Você precisa trabalhar mais duro para trabalhar assim, mas acreditamos que vale a pena porque o resultado é uma experiência especial nas salas de cinema para todos os públicos", ressaltaram os irmãos Russo, aproveitando a ocasião para reforçar que Ultimato tem ainda mais segredos do que Guerra Infinita.

    Por fim, o fato de que Downey Jr. tenha sido o único ator a ler o roteiro inteiro — além de, possivelmente, Chris Evans, segundo os diretores — demonstra não só a importância capital da estrela para o UCM, como também indica que ele deve ser mais crucial do que nunca para os Maiores Heróis da Terra na derradeira batalha contra Thanos (Josh Brolin). Todos os segredos serão revelados, felizmente, logo, logo, já que Vingadores: Ultimato estreia nesta semana, dia 25 de abril.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top