Minha conta
    Star Wars - Episódio IX: J.J. Abrams recusou convite para dirigir o filme, mas depois mudou de ideia

    O cineasta tinha receio de recomeçar o projeto do zero.

    Alberto E. Rodriguez/Getty Images

    O retorno de J.J. Abrams à franquia Star Wars representou uma surpresa para todo mundo - inclusive o próprio diretor. 

    Após o sucesso de Episódio VII - O Despertar da Força, ele deveria ser substituído por outros cineastas: Rian Johnson dirigiu o Episódio VIII - Os Últimos Jedi, e Colin Trevorrow foi inicialmente contratado para comandar o Episódio IX. No entanto, após mais de um ano de trabalho no nono filme da saga, outro projeto de Trevorrow, O Livro de Henry, foi um gigantesco fracasso, e surgiram atritos com a equipe da Disney, que levaram à demissão do diretor.

    "Então Kathy Kennedy me ligou e disse: você consideraria, seriamente, voltar a bordo?", explica J.J. Abrams, em entrevista ao Fast Company. "Eu não deveria estar lá. Eu não era o cara certo, sabe? Eu estava trabalhando em outras coisas, e eu tinha algo que eu acreditaria ser o meu próximo projeto, se eu tivesse sorte. Mas [depois da ligação], tudo aconteceu muito rápido. Era uma aposta arriscada, tanto que na hora eu quase disse 'Não, não vou fazer isso'".

    Ele continua: "Fazer isso acontecer tudo de novo me parecia brincar com fogo. Por que voltar? Nós já tínhamos feito antes, tinha dado certo. No que eu estava pensando? Então chegou a hora em que eu literalmente disse 'Não', mas a Katie [McGrath, CEO da Bad Robot] disse: 'Você deveria fazer'. Então eu pensei que ela normalmente tem razão sobre essas coisas. Quando ela disse, eu pensei que era uma oportunidade de terminar uma história que nós tínhamos começado, e que havia continuado".

    Abrams confessou o medo de abandonar totalmente o projeto no qual Trevorrow estava trabalhando, e recomeçar o filme do zero: "Não ter um roteiro, mas já ter uma data de lançamento dentro de dois anos, e pensar que em dois anos você precisa lançar, e ainda não tem nada... Não tem a história, não tem o elenco, não tem os designers, os cenários. Existia uma equipe, e algumas coisas que seriam retomadas da versão precedente, mas tínhamos que recomeçar".

    "Nós também tínhamos que responder ao Episódio VIII", conclui. "O filme não precisava apenas continuar de onde tínhamos começado, ele precisava continuar o que tinha sido iniciado e depois avançado por outra pessoa. Além disso, esta seria a conclusão de nove filmes".

    Vendo por este aspecto, dá para entender porque J.J. Abrams tinha tanto receio em aceitar o trabalho. Mas para os fãs, resta a certeza de que o cineasta leva o projeto muitíssimo a sério. Será que o Episódio IX vai conseguir repetir os números impressionantes de O Despertar da Força, que se tornou o maior sucesso de todos os tempos nos Estados Unidos?

    Star Wars - Episódio IX chega aos cinemas em 19 de dezembro de 2019.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top