Minha conta
    Menino ganha o direito de incluir Yoda no nome após briga com cartório

    Pai do garoto de dois anos é fã convicto de Star Wars.

    Lucasfilm

    Foi registrado o primeiro Yoda da Polônia. Um fã de Star Wars ganhou o direito de nomear seu filho como o Mestre Jedi seguindo uma briga com cartório e linguistas.

    O jornalista Wojciech Staszewski queria mudar o nome de seu filho de quatro anos de idade inspirado personagem de Star Wars, mas enfrentou grande oposição do cartório de Varsóvia, na Polônia.

    O pedido dele foi enviado ao Conselho da Língua Polaca que, a princípio, foi contra um nome menos tradicional. O órgão tem uma política na qual nomes precisam geralmente obedecer a normas e regras pré-estabelecidas. Afinal, o nome começa com Y — que geralmente é trocado por I e J — e acaba com A — que indica normalmente um nome feminino.

    Lucasfilm

    O conselho argumentou que o garoto deveria receber um nome mais "apropriado", considerando que o personagem tem pele verde e estatura baixa. Staszewski, então, apontou que as decisões baseadas na cor da pele são discriminatórias.

    Diante disso, o cartório concluiu que, por ser o nome do meio do menino que estava sendo mudado, seria aceitável. Barbara Romocka-Tyfel, vice-diretora do Registro Civil, disse à imprensa local (via The First News): "A lei não proíbe a designação de nomes estrangeiros na Polônia. Se fosse o primeiro nome, minha opinião provavelmente seria negativa, mas como é o segundo e o primeiro não deixa dúvidas sobre o sexo da criança, e os pais argumentaram adequadamente sobre a escolha — minha opinião foi positiva."

    Por fim, o menino foi nomeado Igor Yoda Staszewski. Seu pai fez questão de comemorar em um post no Facebook: "Yoda, pequeno Yoda. Agora é oficial. Para o segundo nome. [...] Eu gostaria de compartilhar minha alegria depois de vencer essa batalha estelar."

    Já imaginou chamar seu filho homenageando um personagem de Star Wars ou outro filme? Conte para a gente nos comentários.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top