Minha conta
    Mostra SP 2018: Homenagem exibe diferentes perspectivas da figura de Nelson Mandela

    Documentário sobre Winnie Mandela está entre as obras selecionadas na programação do festival.

    Além da extensa programação com 336 títulos, a 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo conta com diversas homenagens a figuras relevantes de nossa história. Nelson Mandela, líder da resistência contra o apartheid e presidente da África do Sul, é um deles.

    O Estado Contra Mandela e os OutrosReconciliação: O Milagre de MandelaWinnie integram a seleção de documentários em parceria com o South African Tourism, enquanto a programação se completa com o longa Invictus, protagonizado por Morgan Freeman na pele de Mandela.

    Todas as produções possuem abordagens diferentes mas que se completam quando analisadas de modo geral. O Estado Contra Mandela, que integrou a seleção do último festival de Cannes, fala sobre os "outros" nove homens que foram para atrás das grades junto com Mandela após o Julgamento de Rivonia. O filme apresenta as histórias de cada um destes homens, e da luta ao lado do líder sul-africano. Leia a crítica.

    Reconciliação: O Milagre de Mandela foca em um período em que o então presidente da África do Sul teve de pensar em uma maneira de unir a população durante a transição do apartheid para a democracia, período no mínimo delicado para o país. Seguindo neste mesmo período, está Invictus, dirigido por Clint Eastwood. A obra mostra como Mandela viu no rugby (um dos esportes mais adorados no país) uma chance de tornar a sociedade sul-africana mais unida e pacífica, ultrapassando as diferenças raciais. 

    Fechando a homenagem, temos também o documentário Winnie, que conta uma história um tanto ofuscada pela história: a da esposa de Nelson Mandela. Winnie Mandela não só foi uma importante ativista contra o apartheid como também foi a responsável pela retirada de seu marido da prisão. O documentário possui inúmeros depoimentos (entre jornalistas, advogados e da própria filha do casal, Zindzi Mandela) e apresenta uma visão diferente da que é exibida de Nelson ao mundo - nem pior, nem melhor: apenas necessária para vermos que Winnie exerceu um papel que ainda não foi totalmente reconhecido.

    Se você deseja conhecer de forma mais ampla a história de Nelson Mandela, vale muito a pena conferir esta seleção feita pela Mostra. Confira as datas e horários dos filmes aqui!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top