Minha conta
    Alfonso Cuarón revela que Guillermo del Toro o obrigou a ler Harry Potter antes de dirigir O Prisioneiro de Azkaban

    Diretor convenceu colega a comandar o projeto.

    Warner Bros.

    Alfonso Cuarón estava despontando na indústria cinematográfico internacional após o sucesso de E Sua Mãe Também, de 2001, quando assinou o contrato para dirigir Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

    A decisão não apenas deu ao cineasta sua primeira grande produção de Hollywood, mas também lhe rendeu a chance de comandar produções de maior orçamento como Filhos da Esperança e Gravidade.

    Durante a divulgação de seu novo drama, Roma, durante o Festival de Cinema de Telluride, na última sexta-feira (31), Cuarón lembrou, em entrevista à Variety (via IndieWire), como originalmente hesitou em aceitar a oferta para dirigir Harry Potter e que foi Guillermo del Toro quem o convenceu a pensar de outra forma.

    "Conversei com Guillermo, como sempre faço, e ele disse: 'O que está acontecendo? Algum projeto acontecendo?' E eu disse: 'Estou indo para Harry Potter, você pode acreditar?' e eu até brinquei com isso. Eu não tinha lido os livros nem assistido aos filmes. E, então, ele pareceu chateado comigo. Ele me chamou de 'flaco', isso significa magro [em espanhol]".

    Kevin Winter/Getty Images

    Então, Del Toro em seguida, fez um discurso explicativo cheio, a fim de convencer Cuaron a não subestimar a saga Harry Potter só porque era uma série de filmes e livros muito popular.

    "Ele disse: 'P*, magro, você é um bastardo arrogante. Você vai agora para a p* da livraria, pegue os livros, vá lê-los e me liga imediatamente'", revelou Cuarón, mostrando que foi convencido: "Quando ele fala assim com você, bem, você tem que ir à livraria."

    "Naquela época, o quarto livro acabara de sair. E eu li os dois primeiros, estava na metade do terceiro [e] foi o que eles me ofereceram", continuou Cuarón. "Liguei para ele e disse: 'Bem, o material é realmente ótimo'. Ele disse: 'Bem, viu só, seu filho...'. Quero dizer, é apenas intraduzível do espanhol... Como cineasta, era quase como uma lição de humildade, de dizer como vou fazer com que seja meu, mas, ao mesmo tempo, respeitar o que foi amado nesses dois filmes?".

    Cuarón foi, então, aclamado por O Prisioneiro Azkaban, que é considerado pela crítica como o melhor filme da franquia Harry Potter. O mais novo projeto do cineasta é Roma, um filme original da Netflix que será lançado nos cinemas nos Estados Unidos.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top