Minha conta
    Anima Mundi 2018: Festival chega a São Paulo com filmes premiados

    Evento é um prato cheio para os amantes de animação.

    A 26ª edição do tradicional Festival Anima Mundi acaba de chegar a São Paulo com diversas opções para os amantes de animação. Até o dia 5 de agosto, serão exibidos 405 filmes, entre curtas e longas.

    Durante a cerimônia de abertura, que aconteceu no último dia 31, no Memorial da América Latina, os quatro animadores responsáveis pela criação do evento em 1993, falaram sobre a importância do festival. “O Anima Mundi, alma do mundo ou animação mundial, traz muitos pensamentos que estavam na cabeça dos animadores do mundo todo e transforma a realidade deste universo no Brasil - que sempre foi o nosso objetivo. Após 26 anos vemos que muitas das metas foram cumpridas”, disse Marcos Magalhães, cineasta e um dos criadores.

    Pela primeira vez, há conteúdos feitos para realidade virtual e funcionam como uma verdadeira vivência em um stand reservado com curtas de dois até vinte minutos. “O Anima Mundi sempre procura mostrar o que há de melhor na animação mundial e acompanha o desenvolvimento de novas tecnologias, de linguagens e formatos. Em 1993, quando começamos o festival, computação gráfica era o que tinha de mais moderno, hoje temos a realidade virtual. Por isso, criamos o espaço que traz animações incríveis e lindas neste formato”, pontuou a criadora do evento Aída Queiroz.

    Ao final, cinco curtas foram exibidos durante uma sessão iniciada pela produção francesa Híbridos. Em seguida, Guaxuma, que, a partir de técnicas de animação de areia a brasileira Nara Normande traz uma emocionante história real, Home: A Portrait Of New York City, de John Morena, presente também na sessão galeria, dedicada a filmes experimentais.

    A apresentação trouxe também Weekends, curta de Trevor Jimenez que ganhou prêmio de Melhor Roteiro do júri profissional do festival. O vencedor do Grande Prêmio do Anima Mundi, Animal Behaviour, não podia estar de fora da programação especial finalizada pelo filme argentino Heróis, com imagens da brincadeira infantil de desenhar rostos nos dedos e utilizá-los como fantoches, criando uma dinâmica de um grupo de esportistas.

    Entre os longas-metragens, estão presentes As Aventuras de Fujiwara Manchester - O Filme, El Ángel en el Reloj, Wall, PLOEY - You Never Fly AloneO Reino Gelado - Fogo e Gelo. Além de A Ganha-PãoTito e os Pássaros que já têm críticas publicadas pelo AdoroCinema.

    Os primeiros resultados do 26º Anima Mundi foram revelados durante o encerramento da edição carioca, no Cine Odeon. No dia 5 de agosto, serão anunciados os prêmios do júri popular para curtas-metragens (que têm duas premiações distintas) e os longas, que são escolhidos pela soma dos votos do júri popular do Rio de Janeiro e de São Paulo.

    Além das atrações em frente às telonas, há também os fóruns que abordarão três áreas de interesse do público profissional de animação o mercado, o profissional e a obra. Confira a programação completa e mais detalhes sobre o Anima Mundi no site oficial.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top