Minha conta
    10 filmes para os alemães esquecerem a Copa do Mundo

    Só a nata do cinema sul-coreano.

    A essa altura do campeonato (literalmente), a maior parte dos alemães - sejam os jogadores da Seleção ou os torcedores -, já retornou para casa após a eliminação do esquadrão nacional na Copa do Mundo da Rússia. Por outro lado, o maior torneio de futebol do planeta continua rolando até o dia 15 de julho e, até lá, os germânicos terão bastante tempo livre no conforto de seus lares para (tentar) esquecer o vexame.

    Por isso, pensando no bem-estar dos alemães, o AdoroCinema decidiu preparar uma seleta compilação de filmes para ajudar os entristecidos torcedores a esquecerem a Copa do Mundo. E não há melhor oportunidade do que essa para explorar o cinema da Coreia do Sul, escolhido por sua diversidade e qualidade em uma seleção saudável e idônea baseada somente em critérios cinematográficos e nada mais:

    OLDBOY

    Para começo de conversa, se você quer se esquecer de uma realidade pouco agradável, que tal enfiar o pé logo em um supense novelesco, vingativo e sanguinário (três das melhores qualidades dos sul-coreanos)? A dica, portanto, só pode ser o clássico, essencial e fundamental Oldboy, obra-prima de Park Chan-Wook e primeiro auge da Nova Onda do Cinema Sul-Coreano. Símbolo do renascimento e da ascensão da sétima arte local, Oldboy varreu Cannes e transformou Choi Min-Sik em um astro do cinema contemporâneo, potencializado por uma direção fantástica e um roteiro repleto de reviravoltas insanas como cerejas do bolo.

    A CRIADA

    Perversamente sexy e surpreendente, A Criada é outro grande exemplar da imensa versatilidade dos sul-coreanos. O jogo de gatos e ratos, também dirigido por Chan-Wook, impressionou o mundo com sua deslumbrante direção de arte e seu suspense erótico. Extremamente técnico, A Criada é recomendado para quem deseja sentir emoções mais quentes ou para aqueles espectadores que querem ser "enganados" por um verdadeiro craque de sua arte e suas reviravoltas incríveis e memoráveis; ou seja, para quem não quer ser iludido por uns e outros que já estão voltando para casa de mãos vazias.

    O HOSPEDEIRO

    Muito antes de se tornar um diretor Netflix com seu OkjaBong Joon-Ho já era um realizador consagrado no circuito de festivais e do cinema de arte. A mudança para o Ocidente - o cineasta também rodou Expresso do Amanhã no lado de cá do planeta - só provocou alterações em sua escala de produção porque a nível de tramas alegóricas e recheadas de humor negro, o artista asiático continua o mesmo. 13 anos antes de Okja, Joon-Ho já havia explorado o cinema de monstros em O Hospedeiro para realizar suas incisivas e afiadas críticas sociais. Misturando terror e comédia como ninguém, o cineasta equilibra sustos e risadas nervosas com precisão ímpar: O Hospedeiro é um verdadeiro filme de horror para aqueles que desejam se assustar ao mesmo tempo em que se divertem, deletando da mente outras histórias de terror recentes...

    MEMÓRIAS DE UM ASSASSINO

    É de conhecimento comum que as histórias de mistério são muito populares em todo o mundo - e no caso do suspense policial Memórias de um Assassino, não há nenhum criminoso que deveria ser preso por pura falta de habilidade com a bola nos pés, o que já é um ponto extremamente positivo. Também realizado por Joon-Ho, este thriller combina humor e ação em um todo intrincado, uma narrativa de múltiplos gêneros que só mesmo os sul-coreanos poderiam ter criado. Liderado por Song Kang-Ho, um dos maiores atores asiáticos de sua geração, este longa subverte expectativas (para o bem), manipula os códigos das tramas de detetives e gera uma inédita combinação que tornou-se um clássico da Coreia do Sul.

    POESIA

    Diferentemente das agitadas produções supracitadas, Poesia resgata a mais delicada das essências - logo, indicado para aqueles que precisam chorar todas as mágoas com cinema de absurda qualidade. Exemplar produção do cinema asiático, este sutil e inteligente drama só é ocasionalmente "perturbado" por arroubos genuínos de emoção, algo que o transforma em uma obra-prima moderna. Dirigido por Lee Chang-Dong - que arrebatou Cannes 2018 com seu aclamado Burning, avaliado com nota máxima pela crítica do AdoroCinema -, o filme deixa muito nas entrelinhas e nos prepara a fogo lento para o devastador clímax, sempre apoiado na performance magistral de Yun-hui Jeong. O título Poesia não foi dado à toa.

    CERTO AGORA, ERRADO ANTES

    Os filmes de Hong Sang-soo podem ser conhecidos por deixar os espectadores um tanto quanto confusos, mas com certeza não será páreo para a desordem "narrativa" causada pela eliminação da Alemanha, então não há problema em incluir seu Certo Agora, Errado Antes por aqui. "Com uma trilha sonora suave e personagens cativantes, Certo Agora, Errado Antes funciona não apenas como exercício de linguagem, mas também como análise pessoal sobre a importância da honestidade no dia-a-dia" - de acordo com a crítica 4 estrelas do AdoroCinema. Ótimo filme para relaxar, acalmar os ânimos e curtir aquela fossa.

    INVASÃO ZUMBI

    Dos romances sutis ao terror dos mortos-vivos: Invasão Zumbi, o caçula desta lista prova que a Coreia do Sul tem uma das filmografias mais sólidas e constantemente surpreendentes dos últimos anos. De uma só vez, o suspense de horror encantou plateias ao redor do mundo com sua ação frenética, suas interações cômicas, suspense de tirar o fôlego e enredo suficientemente dramático para emocionar até mesmo o mais duro dos corações - em outras palavras, uma verdadeira goleada cinematográfica do diretor Sang-Ho Yeon.

    PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO E... PRIMAVERA

    Tudo que vai, volta. Assim é Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera, cuja estrutura cíclica e misteriosa transformou Kim Ki-Duk em um dos mais aclamados diretores contemporâneos - isso até ele ser acusado de abuso sexual e perder quase todo o prestígio. Mas apesar do histórico criminoso de seu diretor, este drama espiritual é um dos ápices do Novo Cinema Sul-Coreano e não poderia ficar de fora desta lista. E o melhor é que a trama dos dois monges que enfrentam o ciclo das quatro estações lado a lado pode, além de encantar e emocionar, ensinar algumas boas lições para os espectadores, especialmente quando se trata de karma... Afinal de contas, tudo que vai, volta - incluindo eliminações sofridas.

    O HOMEM DE LUGAR NENHUM

    Não é bom mexer com quem está quieto - principalmente se você chegar decidido a afrontar o adversário em sua casa. Como o formidável suspense dramático O Homem de Lugar Nenhum comprova, a resposta pode ser bastante enérgica. Dirigido por Lee Jeong-beom, o longa narra a história de Cha Tae-shik (Bin Won), um dono de uma loja de penhores cujo único contato com o mundo é sua carismática e pequena vizinha, a jovem Jeong So-mi (Sae-ron Kim). Entretanto, quando a menina é sequestrada por uma organização criminosa, Tae-shik deixa sua pacata rotina e retoma seu passado como o letal matador que era. Moral da história? Os sul-coreanos sempre chegam para defender (e vingar) os fracos e oprimidos - mesmo que isso demore quatro anos.

    O GOSTO DA VINGANÇA

    Por último, talvez o mais melancólico e trágico dos longas desta lista - e também um dos melhores, justamente por causa destas sombrias qualidades. Apesar de todo o sangue, corpos e balas voando, O Gosto da Vingança, realizado pelo versátil Jee-Woon Kim (O Último Desafio, A Era da Escuridão), é uma trama de tristeza, ação e drama narrada com impressionante delicadeza. No entanto, para quem sofreu certas experiências traumáticas recentemente, pode não ser bom lembrar que às vezes você nada, nada e nada para morrer na praia, não é mesmo? ¯\_(ツ)_/¯

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top