Minha conta
    Mostra de São Paulo 2017 anuncia lista completa de filmes, convidados e defende que "o artista deve ser livre"

    394 títulos serão exibidos entre 19 de outubro e 1 de novembro.

    Para um ano de dificuldades políticas, a 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vai muito bem, obrigado. O evento anunciou à imprensa a lista completa de filmes selecionados, além de convidados nacionais e estrangeiros que comparecem à capital paulista entre os dias 19 de outubro e 1 de novembro de 2017.

    São nada menos que 394 títulos do mundo inteiro, incluindo longas-metragens, curtas-metragens e, pela primeira vez, projetos em realidade virtual. Segundo a diretora Renata de Almeida, 98 desses filmes são dirigidos por mulheres, demonstrando preocupação com a representatividade. Entre discursos progressistas dos apoiadores do evento, ela frisou que "o artista deve ser livre" e divulgou a exibição do filme O Homem Nu no vão livre do MASP, levando o público às gargalhadas devido às recentes tentativas de censura na arte por parte de grupos conservadores.

    A 41ª Mostra terá três principais eixos temáticos: a questão dos refugiados no mundo inteiro (caso de Human Flow, Happy EndO Outro Lado da Esperança etc.), a intersecção entre diferentes artes (o vencedora da Palma de Ouro The SquareCuatreros etc.) e os cuidados com o meio ambiente (Terra Treme, Uma Verdade Mais Inconveniente).

    Entre os convidados, estão confirmados Laurent Cantet (L'Atelier), Ai Weiwei (Human Flow), Paul Vecchiali (diretor homenageado), Lucrecia Martel (Zama) e Samuel Chalard (Favela Olímpica). A lista completa de jurados, homenagens, mostras por categoria e filmes selecionados se encontra no site oficial da Mostra.

    O evento foi completado pela exibição do ótimo Três Anúncios para um Crime, comédia de humor negro sobre como o ódio se dissemina numa pequena cidade após um assassinato não resolvido. A Fox Film do Brasil certamente tem um fortíssimo candidato ao Oscar 2018 em mãos. O filme estreia no mês de janeiro no Brasil. Leia a nossa crítica.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top