Minha conta
    Piores que Emoji: 25 filmes que também foram destruídos no Rotten Tomatoes

    Filmes que a crítica amou odiar.

    Provando que até as piores ideias do mundo podem receber um sinal verde e um orçamento de US$ 50 milhões por parte de um grande estúdio de Hollywood, Emoji: O Filme chegou aos cinemas brasileiros nesta semana algumas semanas depois de ganhar as telonas nos Estados Unidos e deixar uma péssima impressão em críticos e espectadores.

    Desde que foi anunciado o projeto foi recebido com ceticismo na internet. A primeira notícia sobre o projeto no AdoroCinema atraiu o deboche e a descrença dos comentaristas do site, com reações como "RIP Hollywood", "Era só o que me faltava" e um oportuno "Kkkkkkk que 💩".

    Quando o filme que teve a ousadia de escalar Sir Patrick Stewart como o emoji de cocô despontou nos EUA de olho na crianças e millennials, as críticas foram tão negativas que a obra chegou a ostentar a inglória marca de 0% de aprovação no site Rotten Tomatoes. O indicador humilhante serviu como base para uma série de memes sobre o péssimo desempenho do filme que inspirou matérias com títulos como "Não assista Emoji" na imprensa digital americana.

    Ambientado dentro de um celular, a trama da animação dirigida por Tony Leondis acompanha um emoji com crise de identidade que vive em um smartphone enquanto o roteiro se ancora na batida mensagem de "acredite em você" para fazer marketing disfarçado de entretenimento para uma série de marcas. Classificado como "banal e pouco inteligente" pelo AdoroCinema, o longa-metragem foi o filme que os críticos amaram odiar no verão americano de 2017.

    "Emoji: O Filme é uma força do mal sutil, um filme que parece produzido por um executivo de publicidade sem inspiração", disse o The Guardian. O New York Times chamou o filme de "idiota". "Por favor restaure os meus olhos de volta às configurações de fábrica", implorou o crítico do New York Post. "É um desastre que destrói a alma porque falta humor, inteligência, ideias, estilo visual, performances convincentes, um ponto de vista ou qualquer outra característica que o tornaria qualquer coisas além de um completo desperdício de seu tempo", destruiu o jornalista do site The Wrap.

    Embora tenha recebido tanta atenção negativa, o filme obteve resultados bons nas bilheterias e já arrecadou US$ 145 milhões, quase o triplo de seu orçamento (sem contar gastos com marketing).

    Aos poucos, o filme Emoji: O Filme se recuperou de seu indicador pífio de aprovação no Rotten Tomatoes e hoje é aprovado por 8% das 95 críticas da imprensa levadas em consideração pelo site. Apesar de todas as palavras ásperas, não foram poucos os filmes que mereceram tal desonra. No slideshow no começo desta notícia você verá 25 filmes que conseguiram atingir uma marca ainda pior que a comédia sem graça sobre as carinhas no seu celular.

    Entre tomates podres e frescos

    Criado em 1998, o Rotten Tomatoes agrega textos opinativos de veículos de imprensa cadastrados pelo site. O Tomatometer (ou Tomatômetro, em tradução livre) é o termômetro que mede a aceitação do filme pela crítica especializada. Ou seja, o indicador mostra a percentagem de críticos que traçaram análises positivas de determinada produção. O critério não leva em consideração a nota dada pelos críticos, o que significa que tanto um filme com nota 10/10 quanto um com nota 7/10 são considerados positivos da mesma maneira.

    Há três produções empatadas no topo do ranking dos filmes com as maiores marcas no Tomatometer entre os lançados em 2017. Em Ritmo de Fuga, Dunkirk e Planeta dos Macacos: A Guerra contam com 93% de aprovação da imprensa americana, mas o filme de guerra dirigido por Christopher Nolan está à frente de todos os outros lançados neste ano com uma nota média de 8.7/10, contra 8.1/10 do último filme da trilogia Planeta dos Macacos e 8/10 do longa estrelado por Ansel Elgort. Outro famoso site internacional agregador de críticas na internet é o Metacritic, que contorna o indicador mirabolante do Rotten e apresenta uma simples média aritimética de lançamentos para o cinema, séries de TV, jogos de vídeo game e álbuns musicais.

    Por um lado, o site oferece a chance de saber o que a imprensa especializada achou de determinado filme que pode tomar seu tempo e dinheiro, por outro, o site já recebeu críticas por simplificar as ambiguidades de cada texto só para transformar tudo em mais uma estatística. 

    Quando Esquadrão Suicida foi detonado por parte da imprensa e apenas 25% das 318 críticas levadas em consideração pelo Rotten Tomatoes foram positivas, fãs do longa-metragem chegaram a criar uma petição online para o site sair do ar por "afetar a opinião das pessoas" contra "ótimos filmes". A grande ironia é que o Rotten Tomatoes é propriedade da Fandango Media, empresa que tem 30% de suas ações controladas pela Warner Bros. Entertainment/Time Warner, companhia responsável pelas adaptações dos quadrinhos da DC para os cinemas.

    O incômodo de parte dos fãs é compartilhado por alguns figurões da indústria cinematográfica. Brett Ratner, produtor executivo de O Regresso e da série Prison Break, já criticou severamente o site. "A pior coisa que nós temos hoje na nossa cultura de cinema é o Rotten Tomatoes. Eu acho que é a destruição do nosso negócio", comentou, motivado pelo baixo "Tomatômetro" de Batman Vs Superman - A Origem da Justiça, avaliado positivamente por apenas 27% das 365 críticas contabilizadas. Ratner é o fundador e proprietário da RatPac-Dune Entertainment, estúdio que coproduziu o filme de Zack Snyder. "Eu acho que isso é triste porque o indicador de Batman Vs Superman foi tão baixo que colocou uma marca ruim num filme que foi incrivelmente bem sucedido", lamentou o produtor.

    Apesar do ressentimento de executivos, vale lembrar que há uma fórmula "fácil" para conseguir bons índices no site: Fazer bons filmes.

    Glitter: O Brilho de uma Estrela (2001) | 7% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.8/10 Consenso da crítica: "Glitter é uma mistura de clichês do cinema e atuações ruins que certamente vai gerar risadas involuntárias..."

    Um Dia de Louco (1994) | 7% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.8/10

    Belas e Perseguidas (2015) | 7% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 3.1/10 Consenso da crítica: "Estridente e sem graça, Belas e Perseguidas estraga o que poderia ser uma boa oportunidade de explorar a química entre a estranha dupla formada por Reese Witherspoon e Sofia Vergara."

    Gente Grande 2 (2013) | 7% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.7/10 Consenso da crítica: "Embora seja o filme do ano para os espectadores apaixonados por comédias ruins, Gente Grande 2 vai entediar, irritar e enojar todos os outros públicos."

    O Filho do Máskara (2005) | 6% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.8/10 Consenso da crítica: "O filme é excessivamente inquieto, dolorosamente sem graça e sofre intensamente com a falta de Jim Carrey."

    O Último Mestre do Ar (2010) | 6% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.8/10 Consenso da crítica: "O Último Mestre do Ar desperdiça a popularidade do material no qual é baseado com um roteiro incompreensível, atuações horríveis e uma direção sem alegria."

    Contato de Risco (2003) | 6% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.7/10 Consenso da crítica: "Bizarro e com um roteiro desajeitado, Contato de Risco é uma bagunça. Em relação às suas estrelas, falta química a Affleck e Lopez."

    Paixão de Aluguel (2005) | 6% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 3.3/10 Consenso da crítica: "Ridículo e previsível, Paixão de Aluguel causa poucas risadas com seu roteiro de sitcom, personagens genéricos e enredo mirabolante."

    Conexão Perigosa (2013) | 6% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 3.8/10 Consenso da crítica: "Cheio de clichês e sem originalidade, Conexão Perigosa é um techno-thriller medíocre com performances indiferentes e uma escassez de emoções."

    Missão Babilônia (2008) |  6% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 3.1/10 Consenso da crítica: "Um sci-fi fedorento e sem originalidade que é mal construído..."

    Cocktail (1988) | 5% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média 3.9/10 Consenso da crítica: "Não há surpresas em Cocktail, um romance raso e dramaticamente inerte que desperdiça os talentos de Tom Cruise..."

    Soldado Universal: O Retorno (1999) | 5% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.7/10 Consenso da crítica: "Soldado Universal: O Retorno falha em quase todos os níveis..."

    Material Girls (2006) | 4% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.6/10 Consenso da crítica: "Atormentado pelo desenvolvimento fraco de personagens e um roteiro banal, Material Girls falha na tentativa de alcançar os padrões mínimos de seu gênero."

    O Pestinha (1990) | 4% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.4/10 Consenso da crítica: "Canalha e irremediavelmente limitado em suas invenções cômicas, O Pestinha é uma comédia particularmente desagradável..."

    Os Vampiros que se Mordam (2010) | 4% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.2/10 Consenso da crítica: "Sem graça e sem inspirar risada alguma, Os Vampiros que se Mordam representa um pequeno passo adiante na carreira de Jason Friedberg e Aaron Seltzer."

    Pescando Confusão (1997) | 4% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.3/10 Consenso da crítica: "Desleixado, formulaico e sem graça, Pescando Confusão marca um doloroso ponto baixo na carreira de seus dois talentosos protagonistas."

    A Reconquista (2000) | 3% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.3/10 Consenso da crítica: "Desagradável, brega e mal atuado, A Reconquista é um ficção científica agressivamente ruim e incrivelmente equivocada."

    Cada um tem a Gêmea que Merece (2011) | 3% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.6/10 Consenso da crítica: "Apesar de contar com uma performance inexplicavelmente comprometida de Al Pacino, Cada um tem a Gêmea que Merece é impossível de se recomendar em qualquer nível."

    Velocidade Máxima 2 (1997) | 3% de aprovação | Nota média: 3.4/10 Consenso da crítica: "Velocidade Máxima 2 fica muito aquém de seu predecessor graças a diálogos risíveis, fraco desenvolvimento de personagens, recusos previsíveis de roteiro e sequências de ação que falham ao tentar criar qualquer tipo de entusiasmo."

    De Volta à Lagoa Azul (1991) | 0% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.2/10 Consenso da crítica: "Apesar de seu exuberante cenário tropical e protagonistas atraentes, De Volta à Lagoa Azul é tão ridículo quanto seu predecessor e não tem a lascívia e o humor não intencional que poderiam transformá-lo num guilty pleasure".

    Bebês Geniais 2: Super Bebês (2004) | 0% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.2/10 Consenso da crítica: "Uma falta surpreendente de bom gosto impregna Bebês Geniais 2, uma sequência que oferece mais provas de que piadas ruins continuam ruins mesmo quando saem da boca de bebês."

    Os Embalos de Sábado Continuam (1983) | 0% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média 2.7/10 Consenso da crítica: "Esta sequência de Os Embalos de Sábado à Noite é chocantemente desnecessária..."

    Cabin Fever (2016) | 0% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média 2.5/10

    Max Steel (2016) | 0% de aprovação no Rotten Tomatoes | Nota média: 2.5/10

    Universidade do Prazer (2006) | 0% de aprovação | Nota média 2.1/10

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top