Minha conta
    Annette Bening será a presidente do júri do Festival de Veneza

    Será a primeira vez em 11 anos que uma mulher comandará as discussões.

    Rich Polk

    Não é segredo para ninguém que as mulheres ainda encontram muitas barreiras no cinema - e no mundo como um todo, infelizmente. O relatório de 2016 do centro de estudos que analisa a situação feminina no cinema e na televisão apontou que apenas 7% das 250 maiores bilheterias do ano foram dirigidas por mulheres. Além disso, 35% dos longas não empregaram nenhuma mulher nas áreas mais significativas atrás das câmeras, como na produção, na fotografia ou na montagem. É claro que ainda há muito a ser feito, mas a escolha de Annette Bening para presidir o júri do Festival de Veneza de 2017 pode representar um avanço.

    Assim como nos outros âmbitos da sétima arte, ainda é raro ver mulheres comandando as discussões acerca das mostras competitivas dos principais festivais do mundo. Em Cannes, por exemplo, a primeira mulher a presidir o prestigiado júri foi Olivia de Havilland, vinte anos depois da primeira edição da mostra francesa. Nas terras italianas, a escolha de Bening, quatro vezes indicada ao Oscar, marca a primeira vez em 11 anos que as discussões do júri não serão guiadas por um homem. A última presidente foi Catherine Deneuve (2006) e, na história de Veneza, a coprotagonista de Beleza Americana se tornará a sexta mulher a encabeçar o júri: antes dela e de Deneuve, apenas Gong Li (2002), Jane Campion (1997), Sabine Azéma (1987) e Suso Cecchi D’Amico (1980) foram presidentes.

    "Já era hora de interromper a longa sequência de presidentes homens e convidar uma brilhante, talentosa e inspiradora mulher para comandar o júri da competição internacional. Estou extremamente feliz que Annette Bening tenha aceitado desempenhar esse papel", declarou Alberto Barbera, diretor artístico da mostra, em comunicado oficial. Bening, por sua vez, afirmou: "Estou muito honrada por poder presidir o júri do Festival de Veneza. Estou ansiosa para ver os filmes e para trabalhar com meus colegas para celebrar o melhor da produção mundial deste ano".

    Vale lembrar que, recentemente, o Festival de Veneza se tornou uma vitrine para o Oscar. Os ganhadores dos maiores prêmios do cinema estadunidense - como Gravidade, Birdman, Spotlight e La La Land - tiveram suas estreias mundiais na cidade dos canais. Que filmes Bening e companhia escolherão para premiar? É preciso ficar ligado. A seleção oficial do Festival de Veneza será anunciada no dia 27 de julho.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top