Minha conta
    Festival de Cannes 2017: Abertura morna com o elaborado (e bagunçado) Les Fantômes d'Ismael

    Com Matthieu Amalric, Marion Cotillard e Charlotte Gainsbourg.

    Ao longo de semanas, muito se especulou sobre qual seria o filme de abertura da 70ª edição do Festival de Cannes. Falou-se em Dunkirk e Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, mas ambos não ficaram prontos a tempo. Dentre os inscritos, rumores apontam que O Estranho que Nós AmamosLe Redoutable teriam sido sondados para tal posto, mas seus diretores, Sofia Coppola e Michel Hazanavicius, respectivamente, teriam recusado.

    Após tantas interrogações (e recusas), o posto ficou com Les Fantômes d'Ismaël, novo trabalho do diretor francês Arnaud Desplechin, que já concorrera à Palma de Ouro em outras cinco oportunidades (La Sentinelle, Comment Je Me Suis Disputé... (Ma Vie Sexuelle), Esther KahnUm Conto de Natal e Terapia Intensiva). Exibido em primeira mão à imprensa mundial na manhã desta quinta, a repercussão foi do mais absoluto desdém. Sem aplausos nem vaias, as pessoas simplesmente se dirigiram à saída tão logo a projeção chegou ao fim.

    Tamanha reação faz um certo sentido. Se por um lado o longa-metragem traz uma proposta narrativa elaborada - saiba mais na crítica do filme! -, por outro tantas trucagens estruturais o prejudicam bastante devido à falta de coesão, fazendo com o filme seja bastante bagunçado. Ainda assim, a ausência até mesmo dos aplausos protocolares chamou a atenção, especialmente por Cannes ser um festival conhecido pela reação do público, pro bem e pro mal.

    @Mathilde Petit / FDC

    Em uma coletiva que demorou a encher - mais um indício do quanto o filme foi ignorado pela imprensa em geral -, o diretor Arnaud Desplechin comentou sobre uma polêmica que cerca a produção: uma versão especial, com 20 minutos extras, será exibida apenas em um cinema de Paris, pertencente ao produtor Pascal Caucheteux. Ou seja, não foi exibida em Cannes, o que levantou rumores de brigas nos bastidores.

    "Esta é uma ideia que existe há bastante tempo", comentou Desplechin. "Não são dois filmes. Existe a versão original e a que vocês viram [se referindo aos jornalistas]. A original é mais intelectual, enquanto que a exibida em Cannes é mais sentimental." Vale lembrar que a história de Les Fantômes d'Ismaël  retrata o reencontro de um homem com a esposa 21 anos após seu súbito desaparecimento, com os personagens sendo interpretados por Matthieu Amalric e Marion Cotillard.

    Ainda sem título nacional nem distribuidora no Brasil, Les Fantômes d'Ismaël estreia já nesta quinta, 18 de maio, nos cinemas franceses.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top