Minha conta
    Festival de Cannes 2016: The Neon Demon é mais um filme vaiado pelo público

    Novo trabalho de Nicolas Winding Refn decepciona.

    Aconteceu de novo. Em 2013, Nicolas Winding Refn chegava a Cannes rodeado de badalação graças ao sucesso de seu filme anterior, o premiado Drive. O público, implacável, vaiou intensamente Apenas Deus Perdoa - que sequer estreou no circuito cinematográfico brasileiro, sendo apenas exibido no Festival do Rio.

    Três anos mais tarde, Refn - ou NWR, sua atual assinatura - retornou à mostra competitiva, com The Neon Demon. E, mais uma vez, o público vaiou ao término da sessão.

    De certa forma, há semelhanças entre Apenas Deus Perdoa e The Neon Demon. A preferência em estabelecer a estética das sequências em detrimento da história é a mesma, assim como o abandono de elementos narrativos estabelecidos anteriormente. Ambos os filmes também trazem um ritmo lento e de poucos diálogos.

    Desta vez, Refn está interessado em estabelecer e criticar o vazio existente no mundo das modelos, com sua perseguição incessante pela juventude e beleza. Tal ambientação até é bem feita, com o modelo ideal de beleza natural sendo personificado por Elle Fanning, sem qualquer experiência prévia neste universo. A primeira metade até rende algumas boas sequências, contrapondo a ingenuidade de Jesse (Fanning) com o mundo hostil da moda. Tudo com cenas hiper estilizadas, seja através dos cenários ou da própria iluminação.

    Só que, aos poucos, o diretor demonstra cada vez menos interesse na história e mais em construir belos cenários, tornando-o tão vazio quanto o universo que critica. As falas em tom pausado, com longos hiatos entre elas, dão o tom da forma acima do conteúdo, ao menos o narrativo.

    Vale lembrar que este não foi o primeiro filme vaiado na mostra competitiva do Festival de Cannes deste ano. O mesmo já havia acontecido com Personal Shopper, na segunda passada. The Neon Demon tem lançamento nos cinemas brasileiros agendado para 18 de agosto.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top