Minha conta
    Saiba como Robert Downey Jr. foi rejuvenescido em Capitão América: Guerra Civil

    Equipe de efeitos visuais conseguiu mostrar Tony Stark aos 20 anos de idade.

    Em Capitão América: Guerra Civil, Tony Stark (Robert Downey Jr.) aparece no seu estilo naturalmente gênio, bilionário, playboy, filântropo, já conhecido por nós. Entretanto, o personagem também dá as caras de um modo bem diferente – e isso ocorre na primeira cena em que aparece.

    Não estamos falando do tom amargurado que Stark vai adquirindo conforme entra em conflito com Steve Rogers (Chris Evans). Estamos nos referindo ao fato de que a primeira vez que vemos Tony no filme, ele está com cerca de 19 ou 20 anos. E pasme: não é um outro ator interpretando o personagem. É o Robert Downey Jr., com a mesma cara que tinha nos anos 80.

    Como isso foi possível? Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Trent Claus, supervisor de efeitos visuais na Lola VFX, a empresa que trabalhou no filme, explicou como eles deram vida ao jovem Tony Stark e como esse tipo de efeito visual é muito mais comum do que pensamos. Tudo começou com uma performance de Downey Jr.:

    "Ao invés de substituir completamente o ator com um dublê digital, esse método nos permitiu manter a atuação e as nuances do ator. Depois, começamos a ajustar as filmagens de Tony Stark feitas no set através de composição digital".

    Apesar da transformação ser similar a algumas ferramentas do Photoshop, não se trata de uma questão de usar "airbrush" sobre as rugas de Robert. Segundo Claus, "cada característica do rosto e do corpo precisava ser tratada de alguma forma. Uma coisa que acontece com todos nós é que a pele do rosto 'abaixa' gradualmente em certas áreas, e precisa ser 'levantada' para onde estava na idade em questão. Mas outras mudanças são extremamente sutis, tais como o aumento do modo como as luzes refletem no brilho da pele, uma redução no aparecimento de pequenos vasos sanguíneos sob a superfície de algumas partes da face, ou mais fluxo de sangue nas bochechas, dando-lhes aquele 'brilho' juvenil familiar".

    Os mesmos efeitos foram utilizados em Tron - O Legado, para fazer Jeff Bridges parecer mais novo na Grade, mas o resultado não foi tão real quando em Guerra Civil. A Lola VFX também foi responsável por envelhecer Brad Pitt em O Curioso Caso de Benjamin Button. Entretanto, em Capitão América 3, o principal desafio foi que o público sabe como se parece o Robert Downey Jr. mais novo.

    "Quando trabalhamos com a aparência de um ator bem conhecido como Robert Downey Jr., há essa pressão de fazer jus à aparência jovem que o público se lembra", afirmou Claus. Por isso, o time de efeitos visuais analizou filmagens do ator quando ele tinha 20 anos, na época do filme Abaixo de Zero

    E aí, achou parecido?

    Capitão América: Guerra Civil está em cartaz nos cinemas.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top