Minha conta
    Vendas de canções indicadas ao Oscar crescem após apresentações na cerimônia

    Consegue adivinhar quem foi o artista que mais vendeu?!

    Kevin Winter/Getty Images

    Todo mundo sabe que o Oscar 2016 rendeu uma estatueta para Sam Smith e James Napier na categoria de Melhor Canção Original por "Writing's On the Wall", do filme 007 Contra Spectre.

    Jason Merritt/Getty Images

    Só que o cantor e o compositor saíram com mais do que só um Oscar de ouro: a premiação rendeu a eles um aumento consideráveis de vendas da sua música. "Writing's On the Wall" havia vendido cerca de 4 mil downloads digitais na semana antes do Oscar (com o período de vendas terminando em 25 de fevereiro) e, na semana da cerimônia de premiação (até o dia 3 de março), vendeu perto de 22 mil downloads digitais, de acordo com Nielsen Music. Isso configura um aumento de 466% nas vendas.

    Ainda assim, não foi o vencedor do Oscar quem conseguiu o maior aumento do número de vendas. Entre todos os indicados, a música de Lady Gaga foi a que mais impulsionou as vendas. "Til It Happens to You", do documentário The Hunting Ground, tinha atingido pouco menos de 2 mil downloads antes do Oscar. Na semana da premiação, a canção de Gaga e Diane Warren subiu para quase 28 mil downloads - isso é um aumento massivo de 2120% nas vendas totais.

    Christopher Polk/Getty Images

    Sem dúvida, a marcante apresentação de Lady Gaga na cerimônia do Oscar - na qual, ela compartilhou o papel com dezenas de sobreviventes de abuso sexual, que foram abraçados, um a um, por Brie Larson -, considerado um dos momentos mais memoráveis do evento, certamente contribuiu para aumentar as vendas. De acordo com o canal do YouTube de Lady Gaga, uma porção do valor das vendas será doado a organizações que ajudam sobreviventes de abuso sexual.

    Tanto Gaga quanto Smith ultrapassaram as vendas da canção de The Weeknd para o filme Cinquenta Tons de Cinza. "Earned It" foi de 7 mil downloads antes do Oscar para pouco mais de 15 mil durante a semana da cerimônia, em um aumento de 131% das vendas - significante mas nada perto do que as músicas de Gaga e Smith alcançaram.

    Isso pode ter uma explicação: "Earned It" não é o single atual que The Weeknd está promovendo, enquanto "Writing's on the Wall" e "Til It Happens to You" são os "hits" do momento de Smith e Gaga. A canção de Cinquenta Tons de Cinza saiu há mais de um ano e ficou em uma posição muito mais alta que "Writing's on the Wall" ou "Til It Happens to You" no Top 100.

    Infelizmente, as faixas "Simple Song #3" (do filme Youth) e "Manta Ray" (de A Corrida Contra a Extinção) não tiveram a chance de se apresentarem na cerimônia do Oscar e, por isso, suas vendas não foram quantificadas nesse artigo.

    Relembre a apresentação de Gaga:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top