Minha conta
    Biografia de Nina Simone é acusada de racismo por maquiagem escura de Zoe Saldana
    Por Bruno Carmelo — 4 de mar. de 2016 às 11:40

    A atriz de Nina é alvo de críticas no Twitter.

    A biografia Nina, sobre a cantora Nina Simone, divulgou há poucos dias o seu primeiro trailer (acima), mas o filme tem sido alvo de críticas desde o início do projeto. O motivo principal é a escolha da atriz Zoe Saldana (Avatar, Guardiões da Galáxia) para o papel principal, já que seu tom de pele é diferente da aparência de Nina Simone.

    O trailer reacendeu a controvérsia. Saldana aparece coberta por forte maquiagem para escurecer a pele, o que tem sido acusado de abordagem racista por remeter ao blackface. Para quem não se lembra, blackface se refere à prática antiga de pintar o rosto de preto (geralmente no caso de atores brancos) para representar pessoas negras, com intenção de provocar deboche e humor.

    Zoe Saldana antes e depois da caracterização como Nina Simone

    Saldana tem defendido a sua escalação. Em 2013, quando seu nome foi confirmado no papel, ela já afirmava: "Não importa quantas críticas vou receber. Vou honrar e respeitar a minha comunidade negra, porque é isso que sou". A diretora de Nina, Cynthia Mort, pediu aos fãs para se concentrarem na atuação e na história ao invés da caracterização da cantora.

    No Twitter, a conta oficial que representa Nina Simone não perdoou Saldana. A atriz publicou a citação "Vou te dizer o que é Liberdade para mim - nenhum medo. Realmente, nenhum medo", e recebeu como resposta: "Bela história, mas por favor tire o nome de Nina da sua boca. Para o resto da sua vida".

    A filha de Nina Simone, Simone Kelly, também desaprova a escolha de Zoe Saldana para o papel, afirmando não ser "a melhor escolha em termos de aparência". Kelly preferia Viola Davis ou Kimberly Elise, que são "mulheres de cor, mulheres com lábios belos e grossos, narizes largos e que sabem atuar".

    Concorda com as críticas?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top