Minha conta
    Cemitério mostrado em filme de Clint Eastwood é restaurado 50 anos depois

    Lembra do cenário de Três Homens em Conflito?

    O sol bate nas lápides. Começa a trilha sonora. Três homens se encaram. Começam a rodear uns aos outros, preparam as armas, a câmera foca em seus olhos e, então... um deles puxa o gatilho. Lembra desta cena? O confronto final entre Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach em Três Homens em Conflito se passa em um cemitério.

    Palco de uma das cenas mais icônicas do cinema, o cemitério que foi pano de fundo para a produção do longa de 1966 de Sergio Leone está sendo restaurado.

    Isso porque, enquanto The Good, The Bad and The Ugly (original) se tornou um dos faroestes mais conhecidos do mundo e fez de Eastwood uma das maiores estrelas de cinema daquela década, o cemitério fictício de Sad Hill não teve o mesmo destino.

    Com cerca de 300 metros de diâmetro e mais de 5000 lápides, o set foi construído por centenas de soldados espanhóis especialmente para a famosa cena. Localizado na província de Burgos, no norte da Espanha, o espaço foi abandonado após ser usado no filme e agora está repleto de ervas daninhas e arbustos.

    Para celebrar os 50 anos de Três Homens em Conflito, que serão completados no ano que vem, a Associação Cultural Sad Hill pretende restaurar a glória do cemitério. Desde outubro, dezenas de pessoas do norte da espanha têm passado os fins de semana em Sad Hill com pás e enxadas na mão, arrancando ervas daninhas e descobrindo pedras, na tentativa de tornar o cemitério o que era há 50 anos.

    "[O local] tem sido um pouco esquecido nos últimos 50 anos", disse David Alba, um dos voluntários da Sad Hill Cultural Association. "Muitas pessoas passam direto por ele sem saber que ali foram filmadas partes do filme."

    Segundo Alba, o objetivo é restaurar não só o cemitério mas também um outro local próximo, que foi usado no filme como um campo de prisioneiros. Além disso, diversas associações estão organizando outros eventos comemorativos pelo cinquentenário do longa de Leone, como competições de curtas-metragens, rodas de conversa, conferências explorando o gênero faroeste.

    E o sonho da Sad Hill Cultural Association vai além: eles querem a presença de Clint Eastwood. "Enviamos uma carta ao produtor dele", afirma Alba. "Seria uma boa homenagem a esta terra onde ele cresceu como ator e filmou o que se tornaria um ícone do cinema faroeste."

    Reveja à cena do confronto de Três Homens em Conflito:

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top