Minha conta
    Netflix investe em produções originais e remove milhares de filmes de seu catálogo

    Calma, não é no Brasil!

    House of Cards, Sense8, Narcos, Demolidor, Orange Is The New Black, Marco Polo... todo mundo já notou que a Netflix está apostando em conteúdo próprio. Tantas séries e filmes - inclusive alguns longas com Brad Pitt, Adam Sandler e Idris Elba - constituem um investimento de 5 bilhões de dólares que a empresa está fazendo em programação exclusiva.

    Mas isso não é tudo: por causa dessa aposta, a Netflix abandonou um acordo com a fornecedora de conteúdo Epix, nos Estados Unidos, perdendo o direito de exibir milhares de filmes, entre eles, grandes blockbusters como Jogos Vorazes, Transformers e Guerra Mundial Z, assim como títulos da MGM, da Paramount da Lionsgate.

    O acordo com a Epix foi assinado cinco anos atrás, o que é uma vida inteira quando se trata do negócio de conteúdo digital, e muito mudou desde então. Na época, a Netflix estava procurando por mais filmes famosos para adicionar à sua lista de streaming para que pudesse aumentar o número de assinantes. Só que pouco tempo depois, a empresa perdeu a exclusividade com o conteúdo da Epic porque o distribuidor fez um contrato semelhante com a Amazon.

    Então, atualmente, remover esses grandes filmes não é algo tão ruim, como seria antes do acordo com a Amazon, porque o conteúdo está em diversos lugares. Inclusive, os direitos do catálogo da Epix, que antes eram da Netflix, agora pertencem ao serviço de streaming concorrente, o Hulu. De acordo com Ted Sarandos, o chefe de conteúdo da Netflix americana, "enquanto muitos desses filmes são populares, eles também estão disponíveis na TV a cabo e em outras plataformas de assinatura, sujeitos aos mesmos longos períodos de licença".

    Apostar em conteúdo exclusivo é caro e leva tempo, mas, se os programas fizerem sucesso, como têm acontecido, a Netflix terá uma mina de ouro nas mãos. E parece que está dando resultado, afinal, no Emmy deste ano, as produções da Netflix tiveram 34 indicações.

    Sarandos ainda completou, dizendo: "Sabemos que alguns de vocês ficarão desapontados com a expiração dos filmes Epix. Nosso objetivo é proporcionar grandes filmes e séries de TV para todos os gostos, que só estão disponíveis na Netflix. Estamos confiantes que vocês vão desfrutar de nosso catálogo cada vez melhor."

    Em termos gerais, a empresa quer garantir uma programação que ninguém mais tenha e acredita que vai suprir a demanda dos filmes favoritos dos espectadores com um conteúdo diferenciado e exclusivo. Sarandos afirma que as pessoas estarão ocupadas assistindo às séries originais do canal e não terão tempo de se preocupar com algum filme que simplesmente desapareceu entre as opções.

    Lembrando que a decisão da Netflix de tirar esses filmes de seu catálogo nos Estados Unidos não afeta o serviço de streaming no Brasil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top