Minha conta
    Made in China: Tema dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim pode ter plagiado canção de Frozen

    Compositor foi acusado de envergonhar a China.

    Let it go, let it go... Quem assistiu Frozen - Uma Aventura Congelante certamente se viu cantarolando "Let it go" (ou "Livre Estou", em português) e deve saber decor a melodia, acordes e solos. Não é mesmo?

    Agora ouça a canção a seguir:

    Reconheceu? Não, não é "Let it go" em chinês, é "The Ice and Snow Dance", um dos dez hinos oficiais dos Jogos Olímpicos de Inverno da China de 2022, mas se parece muito com a canção de Frozen, o que seria perfeito para um jogo de inverno, se não isso não caracterizasse um plágio.

    A canção de Zhao Zhao, um dos principais compositores do país - que já trabalhou com nomes famosos como Plácido Domingo -, foi imediatamente comparada a Let it go - por seguir praticamente a mesma linha e ter como única diferença o ritmo - e recebida com duras críticas nas redes sociais, sendo acusado de "envergonhar a China".

    Uma das mensagens publicadas no Weibo, o Twitter chinês, dizia "Você não tem vergonha? Pode parar com o plágio? Você envergonhou a China". Outra dizia "O plágio é bastante óbvio. Esse é um evento esportivo internacional. Se eles não conseguem fazer a própria música, poderiam pelo menos contratar um produtor estrangeiro para compô-la". Outro comentarista apontou: "[China] tem um evidente problema de plágio e eles ainda querem cediar os Jogos Olímpicos". Recentemente, inclusive, uma animação chinesa foi acusada de plagear o visual dos filmes Carros, da Pixar. Tá pegando mal para o país, né?

    O próprio Zhao Zhao não comentou o assunto. Em contrapartida, algumas pessoas saíram em defesa do compositor Zhao Zhao, afirmando que não se pode acusar os outros de plágio sem provas. Uma mensagem dizia: "Existem rígidos critérios para determinar o plágio de uma música - não é plágio só porque você disse que é", enquanto outra questionava "O que conta como plágio? Músicas são todas feitas com notas como do, re, mi, fa, so, la, si. Isso conta como plágio?".

    Um blogueiro resolveu comparar as duas canções em um vídeo, confira:

    E você, o que acha? Será que os Jogos de Pequim 2022 querem Elsa como atração?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top