Minha conta
    Made in China: diretor chinês faz cópia idêntica a Carros, da Pixar, mas diz que nunca viu o filme

    "Se outra pessoa se parece contigo, essa pessoa violou as leis?", pergunta de maneira retórica o diretor Zhuo Jianrong.

    Já dizia clássico pseudo provérbio chinês: "Cara de pau tem limite".

    A animação chinesa The Autobots — que toma emprestado o título da raça de robôs/alienígenas heróica da franquia Transformers — está sendo acusada de plagiar o visual dos filmes Carros e Carros 2, produzidos pela Pixar. Não precisa ser nenhum perito para se dar conta que a similaridade entre a produção asiática e os filmes americanos é gritante.

    O filme estreou nos cinemas chineses no dia 4 de julho e revoltou críticos e cinéfilos por conta do plágio descarado. Na internet, alguns espectadores utilizaram o site colaborativo de cinema Douban para expressar seu descontentamento. Havia relatos de pessoas que levaram seus filhos aos cinemas pensando que estavam indo assistir uma versão relançada de Carros.

    Em entrevista para a CNN,  Zhuo Jianrong, diretor de The Autobots, negou as acusações de ter roubado a propriedade artística da Pixar, afirmando que seu filme é "original" e "produzido de maneira independente". "Eu conheço o filme Carros, mas eu nunca o assisti. Eu nem sei os nomes dos personagens", afirmou o cineasta.

    Quando questionado sobre a óbvia similaridade entre os carros de seu filme com Relâmpago McQueen e companhia, Jianrong realizou toda uma ginástica retórica para se defender. "Os carros que você vê na rua não são parecidos entre si? Se outra pessoa se parece contigo, essa pessoa violou as leis?".

    O diretor também acredita que há algum preconceito com seu filme por ser um filme asiático. "Esperamos que as pessoas sejam mais tolerantes, já que as animações chinesas não tem muita tradição e não chegam nem aos pés das produções de Hollywood. Eu apenas posso dizer que nós aprendemos com a Disney, mas nós nunca iríamos copiar deles", argumentou.

    A Disney entrou em contato com os produtores de The Autobots, mas não confirmou se vai entrar com uma ação legal contra o filme.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top