

Mas, em contrapartida, os organizadores de Cannes estão barrando mulheres que vão às premieres sem salto alto. Rasteirinha no tapete vermelho? Sapatilha? Bota? Salto plataforma? Não pode! Dois pesos e duas medidas no Festival de Cannes?
Em diversas exibições de gala, inclusive do filme Carol, elogiado por ser liderado e produzido por mulheres, inumeras mulheres foram impedidas de assistir ao filme por conta da sua escolha de calçado. Uma teria sido barrada por usar botas na altura do tornozelo e calças justas, e outra foi fisicamente empurrada pela segurança por usar sandálias plataforma. Até mesmo quem estava de sandália baixa - e chique, nada que se fosse usar na praia -, justificando que tem mais de 50 anos e por problemas de saúde não poderia usar salto, não pôde entrar. Uma fonte da revista Screen afirmou que "disseram que ela poderia ir comprar sapatos apropriados e voltar".
Nos convites para as sessões de gala, não está especificado o traje ou o calçado, mas, aparentemente, as regras não mudaram ao longo dos anos: as mulheres sempre usaram vestido formal e os homens, smoking. Não há nenhuma menção específica sobre o uso de saltos, mas para se certificar de que esta regra seja respeitada, convidados do Festival são lembrados disso.
De acordo com o presidente do Festival, Thierry Fremaux, declarou que não há uma política em relação aos calçados femininos e que os rumores do uso de salto alto são infundados.

Para mostrar seu apoio, o diretor Denis Villeneuve, do filme Sicario, falou em coletiva de imprensa que ele e os atores Benicio Del Toro e Josh Brolin iriam trocar seus sapatos confortáveis por salto alto no tapete vermelho.