Minha conta
    Festival de Cannes 2015: Mulheres sem salto alto são impedidas de andar no tapete vermelho

    Indignada, a atriz Emily Blunt disse que, se pudesse, usaria tênis para ir à premiere.

    Este ano o Festival de Cannes foi apelidado de "Ano da Mulher", por focar mais em questões feministas e em cineastas mulheres. Ainda assim, a luta pela igualdade parece ter dado um passo para trás.

    Pela segunda vez na história do Festival, uma diretora, Emmanuelle Bercot, abriu a mostra competitiva com o filme De Cabeça Erguida e o AdoroCinema assistiu. Além disso, o longa mais elogiado até agora foi Carol, no qual Cate Blanchett e Rooney Mara vivem um amor homossexual (já leu a nossa crítica?). Até mesmo os filmes de ação, Mad Max: Estrada da Fúria e Sicario têm protagonistas mulheres: Charlize Theron e Emily Blunt. Realmente, é o ano das mulheres no Festival de Cannes.

    Mas, em contrapartida, os organizadores de Cannes estão barrando mulheres que vão às premieres sem salto alto. Rasteirinha no tapete vermelho? Sapatilha? Bota? Salto plataforma? Não pode! Dois pesos e duas medidas no Festival de Cannes?

    Em diversas exibições de gala, inclusive do filme Carol, elogiado por ser liderado e produzido por mulheres, inumeras mulheres foram impedidas de assistir ao filme por conta da sua escolha de calçado. Uma teria sido barrada por usar botas na altura do tornozelo e calças justas, e outra foi fisicamente empurrada pela segurança por usar sandálias plataforma. Até mesmo quem estava de sandália baixa - e chique, nada que se fosse usar na praia -, justificando que tem mais de 50 anos e por problemas de saúde não poderia usar salto, não pôde entrar. Uma fonte da revista Screen afirmou que "disseram que ela poderia ir comprar sapatos apropriados e voltar".

    Nos convites para as sessões de gala, não está especificado o traje ou o calçado, mas, aparentemente, as regras não mudaram ao longo dos anos: as mulheres sempre usaram vestido formal e os homens, smoking. Não há nenhuma menção específica sobre o uso de saltos, mas para se certificar de que esta regra seja respeitada, convidados do Festival são lembrados disso.

    De acordo com o presidente do Festival, Thierry Fremaux, declarou que não há uma política em relação aos calçados femininos e que os rumores do uso de salto alto são infundados.

    Ainda assim, atrizes se indignaram com o fato. Emily Blunt, por exemplo, disse estar muito desapontada que o Festival de Cannes está obrigando as mulheres a usarem sapatos de salto: "Todo mundo deveria usar sapatos baixos, para ser honesta. não deveríamos usar salto alto de forma alguma, é o que acho. Eu preferia usar tênis". E então completou: "E nós achamos que estamos em uma onda de igualdade". A atriz Jessica Chastain também mostrou sua revolta no Twitter.

    Para mostrar seu apoio, o diretor Denis Villeneuve, do filme Sicario, falou em coletiva de imprensa que ele e os atores Benicio Del Toro e Josh Brolin iriam trocar seus sapatos confortáveis por salto alto no tapete vermelho.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top