Minha conta
    Morre aos 82 anos o ator, apresentador e diretor Antônio Abujamra

    Um dos grandes nomes do teatro brasileiro.

    Faleceu nesta madrugada em São Paulo Antônio Abujamra. Nascido em 1932, Antônio difundiu pelos palcos teatrais do país os métodos de Bertolt Brecht e Roger Planchon, atuou como crítico e tradutor e notabilizou-se como ator e diretor. Na década de 1960 alcançou destaque com montagens polêmicas e atritos com os censores militares. Foi diretor da TV Tupi e da TV Globo, onde atuou em novelas como Que Rei Sou Eu?, O Mapa da Mina, Terra Nostra e Começar de Novo, além de ter aparecido ainda em produções da Record e do SBT nos últimos anos.

    No cinema, Abu, como era conhecido, fez Festa - Kikito de melhor ator no Festival de Gramado de 1990 -, Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, Quem Matou Pixote?, É Proibido FumarAssalto ao Banco Central, entre outros. Ele tem uma breve participação especial em Que Horas Ela Volta?, filme de Anna Muylaert premiado em Sundance e Berlim, ainda inédito no Brasil.

    Pai dos também atores André Abujamra, Clarisse Abujamra e Iara Jamra, Antônio apresentava o programa de entrevistas Provocações, exibido semanalmente na TV Cultura.

    É com grande pesar que informamos que hoje, 28/042015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu....

    Posted by Provocações on Terça, 28 de abril de 2015
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top