Minha conta
    É Tudo Verdade 2015: Vencedor do Oscar, Cidadãoquatro é destaque da programação

    Documentário sobre Edward Snowden teve sessões lotadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Haverá novas exibições.

    Principal evento dedicado a documentários do país, o É Tudo Verdade já está acontecendo no Rio de Janeiro e em São Paulo. Um dos destaques da programação é Cidadãoquatro, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2015.

    Dirigido por Laura Poitras, o longa encerra uma trilogia sobre os Estados Unidos pós-11 de setembro que conta ainda com My Country, My Country e The Oath. No novo trabalho, a cineasta registra os bastidores do caso Edward Snowden. Para quem não sabe, ele foi um funcionário de uma empresa que prestava serviços para o Departamento de Defesa dos EUA, diretamente ligado a NSA. Em 2013, ele vazou documentos que davam detalhes sobre programas de espionagem do governo americano, que espionava não apenas a população americana como também chefes de estado de inúmeros países, como o Brasil.

    Citizenfour (no original) retrata os primeiros encontros entre Snowden, Poitras e o jornalista Glenn Greenwald, do The Guardian, responsável pela divulgação dos primeiros materiais. O filme é envolvente e empolgante, e ainda pode ser conferido do ÉTV, contando com sessões no Rio (dia 16 e 19/4) e em São Paulo (também no 19).

    "Com cenas rodadas no Rio de Janeiro, em Hong Kong, em Berlim, em Brasília, dentre outras cidades, o longa oferece uma visão ampla e introduz este personagem misterioso que é Edward Snowden, hoje considerado um traidor foragido dos Estados Unidos. Cidadãoquatro não busca canonizar o indivíduo, mas oferecer seu ponto de vista, que é articulado e bem desenvolvido", destacou a crítica do AdoroCinema. Confira o texto completo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top