Minha conta
    Filme de Eduardo Coutinho vai abrir o 20º É Tudo Verdade

    Festival de documentários acontece em abril no Rio e em São Paulo. Depois circula pelo país.

    Felipe Rau

    Derradeiro filme de Eduardo Coutinho, Últimas Conversas já tem primeira exibição agendada: 9 de abril em São Paulo, na abertura do festival É Tudo Verdade. No dia seguinte o documentário será exibido no Rio de Janeiro.

    Coutinho, maior documentarista do país, foi assassinado em fevereiro do ano passado, aos 80 anos. Mesmo com a saúde debilitada, ele continuava trabalhando e vinha desde 2013 desenvolvendo o projeto Palavra, sobre adolescentes do terceiro ano do ensino médio público. Todas as entrevistas já haviam sido gravadas na época da morte, e então João Moreira Salles e a montadora Jordana Berg, parceira habitual do documentarista, debruçaram-se sobre as mais de 30 horas de material bruto para finalizar o longa.

    Em sua edição do ano passado, o É Tudo Verdade homenageou Coutinho exibindo duas obras suas inéditas: A Família de Elizabeth Teixeira e Sobreviventes de Galileia. Faz muito sentido que o maior festival de documentários do país abra sua 20ª edição com as Últimas Conversas de Eduardo.

    “'Últimas Conversas' não carregava, de origem, as marcas de um filme de despedida. Mas, o sendo, é um belíssimo fecho para uma das obras mais originais da história do documentário mundial e do cinema brasileiro”, afirmou Amir Labaki, fundador e diretor do festival.

    O É Tudo Verdade 2015 acontecerá no Rio de Janeiro e em São Paulo entre os dias 9 e 19 de abril. Depois irá para Belo Horizonte (29 de abril a 04 de maio), Santos (07 a 10 de maio) e Brasília (27 de maio a 01 de junho).

    Últimas Conversas tem distribuição da VideoFilmes.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top