Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Velozes & Furiosos 7: É possível recriar atores inteiramente em computador?
    Por Bruno Carmelo — 25 de mar. de 2015 às 10:45
    facebook Tweet

    Paul Walker foi recriado digitalmente após sua morte em 2013.

    A trama mirabolante de ficções científicas como Simone e O Congresso Futurista está cada vez mais próxima da realidade: atores realmente podem ser criados com efeitos especiais. Pelo menos esta é a impressão após as primeiras exibições de Velozes & Furiosos 7, que misturam filmagens com o ator Paul Walker e imagens recriadas digitalmente, após seu acidente trágico. De acordo com as primeiras críticas publicadas, é impossível detectar a diferença entre o ator e seu correspondente virtual.

    Os estúdios Universal explicaram que os dois irmãos do ator foram usados para completar as cenas restantes, e que imagens de Paul Walker em filmes anteriores serviram de base para a reconstrução. Mas os produtores evitaram entrar em detalhes sobre o uso de tecnologia - provavelmente para não sugerir que a presença física de Walker seria dispensável ao filme.

    Agora o site The Hollywood Reporter confirma que o processo de recriação do ator foi feito pela Weta Digital, empresa especializada de Peter Jackson. Os técnicos da Weta se recusaram a dar explicações, mas outra empresa, The Mill, explicou como recriou digitalmente o ator Oliver Reed, falecido durante as filmagens de Gladiador. No caso, uma máscara virtual foi aplicada sobre o rosto de um dublê: "Ele também tinha diálogos, então mudamos o movimento da boca".

    Oliver Reed, reconstruído digitalmente para cenas de Gladiador

    A mesma empresa desenvolveu um comercial de televisão com uma versão computadorizada de Bruce Lee. "Nós criamos o rosto dele inteiramente em efeitos especiais, e os movimentos do corpo usavam cenas do ator como referência. [...] Os olhos exigem bastante trabalho. Manter os movimentos da musculatura contínuos e a construção dos olhos é o segredo para parecer real"

    Em outro caso, o supervisor de efeitos especiais Scott Squires, que trabalhou em Capitão América 2 - O Soldado Invernal, falou sobre a nova prática de escanear atores desde o início das filmagens, para facilitar o trabalho dos técnicos na pós-produção: "Certos estúdios mantêm imagens escaneadas dos atores, nos arquivos". O que acha da prática?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Antonio Marcos d.
      mano arrepiou esse bruce
    • Andrew Garfield
      Weta Digital? Que interessante...
    • Nicki
      também acho
    • Nicki
      espero que seja algo interessante.o que foi mostrado em Gladiador foi bem maneiro
    • Henrique Klein
      Parabéns ao editores/produtores. Deve ter ficado incapaz de perceber mesmo.
    • Carlos E.
      Ficou horrivel parace jogo de ps4 kkk
    • Gustavo M.
      Muito bom, mas e a voz?
    • Caio C.
      A imagem eu já entendi, mas e a voz?
    • Mestre JV
      Esse pessoal realmente faz um belo trabalho.
    • Barbara Martins
      O pessoal dos efeitos especiais deve ter tido um trabalho absurdo com esse "Velozes". Aliás, estou mais ansiosa para conferir o resultado desse trabalho do que pelo filme em si.
    Mostrar comentários
    Back to Top