Minha conta
    Christian Bale defende Êxodo: Deuses e Reis de controvérsia racial

    Filme de Ridley Scott foi acusado de racismo na escolha do elenco. Bale culpa a indústria cinematográfica por isso, mas isenta o diretor.

    Christian Bale, que interpreta o profeta Moisés em Êxodo: Deuses e Reis, falou sobre o tema mais espinhoso que ronda o épico bíblico dirigido por Ridley Scott, as acusações de racismo na escolha do elenco. Críticos argumentam que, para uma história ambientada no norte do continente africano, os atores escolhidos para os papéis principais - todos eles brancos - não correspondem à realidade racial do antigo Egito.

    Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, concedida durante a première de Êxodo: Deuses e Reis em Nova York, Bale indicou que não existe um só culpado pelo suposto "embranquecimento" dos personagens bíblicos e que a responsabilidade está na maneira como a indústria cinematográfica é regida: "Será um dia de incrível celebração se, dentro de algumas décadas, tivermos outro ator interpretando Moisés e ele for do Norte da África ou do Oriente Médio. Que coisa maravilhosa seria", disse o astro de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge. "Ao invés de levantar o dedo para acusar, devemos perguntar a nós mesmos se os cineastas e atores do Norte da África e do Oriente Médio estão recebendo o apoio necessário. A mudança virá do cinema independentem, mas o público tem de estar pronto, porque um vez que isso acontece, os financiadores de filmes de grande orçamento vão dizer: 'Nós podemos fazer negócios com eles' ".

    Ben Mendolsohn, que interpreta o personagem Hegep em Êxodo, pontuou que o debate é importante e inevitável. "As críticas são válidas, esta é uma discussão que tem seus méritos [...] Eu não acho que seja possível fazer qualquer adaptação de conteúdo religioso para os cinemas sem ser contestato, acho que está na natureza da coisa", afirmou.

    Andy Kropa/AP

    Êxodo: Deuses e Reis estreia no Brasil no Natal, dia  25 de dezembro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top