Minha conta
    Filme sobre Sebastião Salgado está na lista dos 15 documentários com chances no Oscar 2015
    Por Taiani Mendes — 2 de dez. de 2014 às 18:37

    Semifinalistas foram anunciados hoje pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

    Thierry Pouffary/Decia Films

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos quinze documentários semifinalistas na corrida pelo grande prêmio aka Oscar. Elena, de Petra Costa, e Atrás da Bola, de Vik Muniz, estavam entre os 134 inscritos, mas só quem conseguiu avançar na disputa foi o franco-brasileiro O Sal da Terra.

    Dirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, o documentário acompanha o trabalho do renomado fotógrafo Sebastião Salgado na sua famosa expedição "Gênesis". Premiado na mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2014, o filme abriu o Festival do Rio deste ano e é um dos indicados ao Spirit Awards 2015.

    Os grandes favoritos da categoria por enquanto parecem ser Citizenfour, que acaba de ganhar o Gotham e o prêmio dos críticos de Nova York, e Life Itself, premiado pelo National Board of Review. Confira os títulos vivos na disputa:

    Art and Craft, de Sam Cullman e Jennifer Grausman Prop 8: O Casamento Gay em Julgamento, de Ben Cotner e Ryan White Citizen Koch, de Carl Deal e Tia Lessin CitizenFour, de Laura Poitras A Fotografia Oculta de Vivian Maier, de Charlie Siskel e John Maloof Criado na Internet: A história de Aaron Swartz, de Brian Knappenberger Jodorowsky’s Dune, de Frank Pavich Keep On Keepin’ On, de Alan Hicks The Kill Team, de Dan Krauss Vietnã: Batendo em Retirada, de Rory Kennedy Life Itself - A Vida de Roger Ebert, de Steve James The Overnighters, de Jesse Moss O Sal da Terra, de Juliano Salgado e Wim Wenders Tales of the Grim Sleeper, de Nick Broomfield Virunga, de Orlando von Einsiedel

    A lista de 134 obras chegou a 15 após uma primeira rodada de votação. Os cinco finalistas serão anunciados em 15 de janeiro e o Oscar acontece no dia 22 de fevereiro.

    Leia a crítica do AdoroCinema para O Sal da Terra.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top