Minha conta
    Oscar 2015: Brasil tem dois pré-selecionados na categoria melhor documentário

    Filme sobre paixão pelo futebol dirigido pelo artista brasileiro Vik Muniz e documentário Elena, de Petra Costa, estão entre os 134 filmes que podem concorrer na maior premiação do cinema.

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou a lista de 134 filmes elegíveis na categoria melhor documentário no Oscar 2015. A relação será enxugada para 15 filmes em dezembro e os cinco indicados finais serão anunciados - junto com os concorrentes das demais 23 categorias - no dia 15 de janeiro. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 22 de fevereiro de 2015.

    Na lista de pré-selecionados à estatueta de melhor documentário, destacam-se duas produções que representam o Brasil, os filmes Elena, de Petra Costa, e Atrás da Bola, de Vik Muniz.

    Com uma estética poética e tom pessoal, Elena investiga a vida da irmã mais velha de Petra, que viajou para os Estados Unidos nos anos do Regime Militar no Brasil para tentar a sorte como atriz. "Foi uma mistura de prazer e dor. A parte prazeirosa foi que ganhei uma irmã neste processo, já que tinha poucas memórias da Elena por ser muito pequena e a via meio como uma lenda. Ao longo do filme ela foi virando um ser humano, de carne e osso, com diversas características. O processo era como se eu constantemente estivesse ganhando uma irmã para em seguida perdê-la de novo, já que percebia que ela não estava mais presente, definiu a diretora em entrevista ao AdoroCinema.

    Atrás da Bola é uma produção mexicana exibida na TV americana, mas quem assina a direção é o artista plástico brasileiro Vik Muniz. O realizador viajou por nove meses por países de todo o mundo para retratar a paixão pelo futebol. Sua jornada serviu de inspiração para criar uma obra de arte usando 20 mil bolas. Muniz já foi tema do documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar na categoria em 2011.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top