Minha conta
    Veneza 2014: Documentário mostra um painel da Itália a partir de vídeos enviados pela internet

    Produzido por Ridley Scott, Italy in a Day é a versão local do documentário americano A Vida em um Dia.

    Em 2010, o diretor Kevin Macdonald lançou um desafio: pediu que as pessoas postassem no YouTube vídeos sobre suas vidas no exato dia 24 de julho. Desta ideia nasceu o documentário A Vida em um Dia, que serviria como uma espécie de cápsula do tempo cinematográfica sobre como era a vida no planeta em 2010. Três anos depois, a Scott Free Productions - produtora que pertence ao diretor Ridley Scott - resolveu dar continuidade à proposta, só que limitando o tema. Assim nasceu o documentário Italy in a Day, exibido fora de competição no Festival de Veneza.

    Dirigido por Gabriele Salvatores (Estranhos Normais), o filme reúne trechos de vídeos gravados por pessoas comuns em 26 de outubro de 2013. Ao todo foram recebidos 44 mil vídeos, totalizando mais de 2000 horas. Há de tudo um pouco: gente fazendo gracinha para a câmera, comendo, embaixo dos lençóis, brincando com crianças... Mas, ao mesmo tempo, revela bastante sobre o espírito de ser italiano. Trata-se de um belo panorama sobre o estado atual do país e sua população, seja a partir de questões religiosas ou mostrando as belezas naturais e históricas que o país oferece, passando ainda pelos bons tempos da Itália de "Volare" e a desilusão com o momento atual.

    Por mais que seja irregular, Italy on a Day oferece ao menos um momento a ser guardado: o depoimento feito por uma testemunha da justiça que vive sob proteção 24 horas, por depor contra grupos mafiosos locais. Importante e bastante relevante, recebeu aplausos em cena aberta pelos presentes na sessão dedicada à imprensa.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top