Minha conta
    Festival de Berlim vai dar um prêmio pelo conjunto da obra a Wim Wenders

    Homenagem à lenda do cinema alemão prevê exibição de seu maior clássico, Asas do Desejo.

    O Festival Internacional de Cinema de Berlim irá homenagear a lenda do cinema europeu Wim Wenders com um Lifetime Achievement Award – em outras palavras, um Urso de Ouro pelo conjunto de sua obra. Uma retrospectiva de sua filmografia será exibida, com seu maior clássico, Asas do Desejo, sendo exibido no dia 12 de fevereiro.

    "Em dedicar a homenagem a Wim Wenders, honramos um dos mais notáveis autores contemporâneos . Sua trabalho multifacetado e por diversos gêneros, como cineasta, fotógrafo e autor moldou a nossa memória viva do cinema, e continua a inspirar outros cineastas ", declarou Dieter Kosslick, diretor do festival.

    Wenders é um dos diretores alemães mais influentes de sua geração, com um estilo cinematográfico capaz de influenciar tanto o circuito de arte, como cinema comercial. Entre seus principais trabalhos estão o road movie Alice nas Cidades (1973), o vencedor da Palma de Ouro Paris, Texas e o já citado Asas do Desejo, que ganhou uma refilmagem em Hollywood estrelada por Nicolas Cage e Meg Ryan, Cidade dos Anjos.

    Além de versátil, Wenders sempre foi um artista inovador. Prova disso são seus dois documentários indicados ao Oscar: Buena Vista Social Club, primeiro da história do Cinema totalmente produzido no formato digital; e Pina, um modelo brilhante de uso orgânico e necessário do 3D. Pregador incansável de tais tecnologias, Wenders voltará a utilizá-las em seu próximo filme, Tudo Vai Dar Certo, estrelado por Rachel McAdams, James Franco e Charlotte Gainsbourg.

    A 65ª edição do Festival de Berlim acontece entre os dias 5 e 15 de fevereiro de 2015.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top