Minha conta
    Gramado 2014: Ausências sentidas na exibição de Infância, novo filme de Domingos Oliveira

    Nem o diretor e nem sua atriz principal, Fernanda Montenegro, vieram ao Festival de Gramado.

    Cleiton Thiele/PressPhoto

    Domingos Oliveira tem um longo histórico com o Festival de Gramado. Afinal de contas, o veterano diretor já faturou sete Kikitos, por Amores (prêmio da crítica, prêmio do público e prêmio especial do júri), Juventude (diretor, roteiro e prêmio especial do júri) e Primeiro Dia de um Ano Qualquer (roteiro), isto sem contar o Troféu Eduardo Abelin entregue em 2011. Muitos contavam com sua presença no festival deste ano não apenas para defender seu novo trabalho, Infância, mas também por ser um showman nato. Só que ele, desta vez, não compareceu. Assim como Fernanda Montenegro, atriz principal do longa-metragem.

    Diante de tamanho esvaziamento, coube a Priscilla Rozenbaum fazer a apresentação de Infância no Palácio dos Festivais. A esposa do diretor, que também atua no filme, leu uma carta enviada por Domingos onde, de antemão, lamentava sua ausência. Só que a própria Priscila não permaneceu para o debate sobre o longa-metragem, realizado hoje pela manhã. Mais uma ausência sentida.

    Baseado na peça teatral "Do Fundo do Lado Escuro", que a própria Fernanda Montenegro havia encenado nos anos 1980, só que em outro papel, o longa-metragem é o retrato de uma família carioca nos anos 1950, cuja decadência econômica está batendo à porta apesar de sua matriarca manter sempre a pose. Fernanda é de longe o destaque maior do filme, sendo forte candidata ao Kikito de melhor atriz.

    Com orçamento de R$ 2 milhões, Infância tem um lado técnico melhor elaborado, se comparado aos filmes mais recentes dirigidos por Domingos Oliveira, como Juventude, Primeiro Dia de um Ano Qualquer e Paixão e Acaso. "É legal poder pagar todo mundo", comentou a produtora Renata Paschoal, uma das poucas remanescentes da equipe na coletiva sobre o filme. Apesar do elenco estelar, que inclui ainda Paulo BettiNanda Costa e Maria Flor, Infância segue sem distribuidora nem previsão de lançamento nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top