Minha conta
    Filme sobre Tiradentes terá João Miguel como protagonista

    Mártir da Inconfidência Mineira vai ganhar filme dirigido por Marcelo Gomes, que já trabalhou com Miguel em Cinema, Aspirinas e Urubus. "Não quero falar sobre o mito que parecia Jesus Cristo", disse o diretor em entrevista ao jornal O Globo.

    O diretor Marcelo Gomes vai trabalhar novamente com o ator João Miguel em um filme sobre Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira morto pelo governo português em 1792. As informações são do jornal O Globo

    De acordo com Gomes, o título provisorio do filme é Joaquim, primeiro nome de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O longa-metragem vai se preocupar em mostrar o lado mais comum do herói nacional: "Quero saber quem é o brasileiro comum, cheio de defeitos e contradições. Não quero falar sobre o mito que parecia Jesus Cristo. O que me fascina é fazer um filme político. Meu recorte é entender o que se passou em sua vida para ele se transformar num rebelde naquele momento do Brasil", declarou Gomes ao jornal carioca.

    Alf Ribeiro/Divulgação

    O cineasta é responsável por obras como Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009), Era uma Vez Eu, Verônica (2012) e o ainda inédito O Homem das Multidões, que estreia em julho. Entretanto, seu filme mais lembrado é Cinema, Aspirinas e Urubus (2004), que marcou sua primeira parceira com Miguel. A comédia dramática recebeu o Prêmio do Sistema Educacional Francês no Festival de Cannes de 2005 e foi um dos primeiros papéis de João Miguel nos cinemas, onde ele desbancou mais de 300 atores para ficar com o papel de Ranulpho. 

    A partir daí, a carreira do ator baiano foi impulsionada e ele estrelou filmes como EstômagoSe Nada Mais Der CertoXinguÀ Beira do Caminho e em A Hora e a Vez de Augusto Matraga, premiado no Festival do Rio de 2011, mas que ainda não estreou nos cinemas.

    Joaquim está sendo produzido pela Wanda Films, empresa espanhola que também está elaborando outros oito filmes sobre personagens marcantes da história lation-americana, como o cubano José Martí, o inca Túpac Amaru, o venezuelano Símon Bolívar e o uruguaio José Artigas.

    Em 1999, Joaquim José da Silva Xavier foi interpretado por Humberto Martins no filme Tiradentes, de Osvaldo Caldeira.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top