Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Enquete da Semana: Quais filmes deveriam fazer parte das grades curriculares das escolas?
    Por AdoroCinema — 27 de fev. de 2014 às 18:44
    facebook Tweet

    12 Anos de Escravidão substituirá aulas de História nas escolas públicas dos Estados Unidos.

    por Taiani Mendes

    Solomon Northup era um negro livre, pai de família, trabalhador. Sequestrado e vendido como escravo, enfrentou uma rotina de humilhações e violência, sem nunca ser ouvido. História real narrada em livro, 12 Anos de Escravidão virou filme por Steve McQueen e conquistou público, crítica e dezenas de prêmios. Mais importante que isso, por seu valor histórico será exibido em todas as escolas públicas dos Estados Unidos. É o cinema contribuindo com a educação. Assim é possível adquirir conhecimento histórico e formar plateias, despertando nos estudantes o interesse pela sétima arte.

    Muitos dos leitores devem ter assistido a 1492 - A Conquista do Paraíso, Mauá - O Imperador e o Rei, A Lista de Schindler, Diários de Motocicleta ou O Dia que Durou 21 Anos no colégio. Acreditando no potencial deste tipo de iniciativa, o AdoroCinema pergunta na Enquete da Semana: Quais filmes deveriam fazer parte das grades curriculares das escolas brasileiras?

    Vote em quantas opções quiser e justifique sua(s) escolha(s). Tem alguma outra sugestão? Deixe nos comentários. O resultado será divulgado na próxima quarta-feira, 5 de março, e as melhores observações serão destacadas na notícia.

    Participe!

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Douglas O.
      Ficou faltando nesta lista uma obra prima que deveria ser obrigatória nas grades escolares "O Lobo de Wall Street",uma excelente aula de como vender seu peixe sem nem mesmo ter pescado ainda.
    • Eliandra Chagas
      Que vilenagem, moço! HAUSHAUSHAUH
    • Rosemary M.
      Não. É História Contemporânea do Brasil e ainda pode ser abordada em Sociologia, Filosofia, e dependendo do professor, na matéria dele, seja qual for.
    • Rosemary M.
      kkkkk " ô bobage"!
    • Rosemary M.
      Mas instiga a procurar. Fugindo do Inferno foi baseado em fatos; fiquei tão fascinada pelo filme, que fui procurar em livros, o que era real ou não. Simples assim.
    • Rosemary M.
      Olha....todos que são baseados em fatos, nacionais ou mundiais, ou que mesmo fictícios, tratem sobre questões que permeiam a vida humana: nascimento, luto, terceira idade, preconceito, renegados ( Abençoai as Crianças e as Feras de 1971, é excelente), intervenção, adições no geral, mas principalmente as químicas..... A maior parte do que sei, fui instigada a procurar em livros e depois na web, após assistir filmes, novela, minisséries, séries, e até desenhos . e comics......
    • Barbara Martins
      Ensinar de forma lúdica é a melhor forma fixar o conteúdo na mente dos jovens. Iniciativa muito digna!
    Mostrar comentários
    Back to Top