Minha conta
    Brad Pitt comemora 50 anos! Relembre a trajetória do ator

    O astro de Entrevista com o Vampiro, Onze Homens e um Segredo e Guerra Mundial Z faz aniversário dia 18 de dezembro.

    por Bruno Carmelo

    Hoje, dia 18 de dezembro de 2013, Brad Pitt faz 50 anos de idade! Para comemorar o aniversário de um dos maiores astros de Hollywood, relembre a carreira do ator e produtor:

    Na escola, Brad Pitt se envolve em diversas atividades extracurriculares, como golfe, natação e tênis, além de participar dos grupos de oratória e de musicais. Ele entra na faculdade de jornalismo, na intenção de trabalhar como publicitário, mas desiste da carreira. Pensando em se tornar ator, Pitt muda-se para Los Angeles e começa a ter aulas de atuação. Enquanto o sucesso não vem, ele investe em pequenos empregos, como carregar móveis em mudanças e distribuir folhetos em frente ao restaurante El Pollo Loco, inteiramente vestido de frango.

    Suas primeiras aparições em filmes são tão pequenas que o nome do ator nem é citado nos créditos. Ele participa de episódios das séries Growing Pains, Dallas e Anjos da Lei, além de fazer uma pequena aparição na novela Another World. Pitt conquista seu primeiro papel principal no filme The Dark Side of the Sun (1988), mas a produção só consegue ser distribuída nos cinemas americanos nove anos mais tarde. Ele consegue outras pontas em filmes independentes (Happy Together, Cutting Glass) e telefilmes (Too Young To Die?, ao lado de Juliette Lewis, e The Image).

    Entrevista Com o Vampiro

    Seu primeiro papel de destaque vem como coadjuvante em Thelma & Louise (1991). Este personagem ajudou a construir a imagem de símbolo sexual, confirmada pelos filmes Johnny Suede, Kalifornia e Amor à Queima-Roupa. Mas a fama aparece após Entrevista Com o Vampiro (1994), em que atua ao lado de Tom Cruise. Com as críticas favoráveis, ele conquista o papel de protagonista no romântico Lendas da Paixão (1994) mas, preocupado em diversificar os personagens, aceita atuar no suspense Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995) e aceita um papel perturbador em Os 12 Macacos (1996), pelo qual recebe a sua primeira indicação ao Oscar.

    Clube da Luta

    Logo em seguida, o ator busca alternar grandes produções com pequenos filmes independentes, obtendo grandes sucessos (como Encontro Marcado, em 1998) e alguns fracassos (Sete Anos no Tibet, em 1997). Pitt investe em papéis exigentes e filmes polêmicos, como Clube da Luta (1999) e Snatch - Porcos e Diamantes (2000), provando a sua versatilidade como ator. Ele também se arrisca em comédias de ação - como o fracasso A Mexicana, ao lado de Julia Roberts - e faz uma aparição notável no seriado de televisão Friends.

    Sr. e Sra. Smith

    A partir do sucesso de Onze Homens e Um Segredo (2001), ele privilegia grandes produções de ação (Tróia, Doze Homens e Outro Segredo e Sr. e Sra. Smith, quando atua ao lado da futura esposa, Angelina Jolie), mas não deixa de participar de alguns filmes do circuito de festivais, como Babel (2006) e O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007), que lhe rendem diversos prêmios, incluindo no festival de Veneza.

    Bastardos Inglórios

    Apostando em filmes de gênero e passando a produzir a maioria dos filmes em que atua, Pitt escolhe projetos que variam da ficção científica (O Curioso Caso de Benjamin Button, em 2008) a comédias de guerra (Bastardos Inglórios em 2009), passando por dramas (o premiado A Árvore da Vida em 2011). Em 2013, ele produz e atua em Guerra Mundial Z, adaptação de um livro sobre uma infestação de zumbis. Apesar de enfrentar diversos problemas durante as filmagens, este filme torna-se o maior sucesso de bilheteria da carreira de Pitt.

    Guerra Mundial Z

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top