Minha conta
    Babu Santana diz que interpretar Tim Maia é um sonho realizado

    E Róbson Nunes, que faz o personagem durante a juventude, avisa que muita gente vai se surpreender. Veja o que eles contam nesta entrevista exclusiva, feita durante as filmagens do longa, que tem ainda Cauã Reymond e Alinne Moraes no elenco.

    por Roberto Cunha

    Previsto para chegar somente em 2014, o longa Tim Maia, dirigido por Mauro Lima, é uma produção que promete mexer com o coração de muita gente. Pelo menos, é o que já deu para sentir ao conversar com os protagonistas Babu Santana e Róbson Nunes, durante uma visita ao set de filmagens, ocorridas no tradicional bairro da Urca, no Rio de Janeiro. A dupla vai interpretar o polêmico e talentoso cantor em diferentes fases da vida. Veja o que eles contam para nós!

    O CONVITE

    Babu Santana (acima) fez o teste com o diretor e a preparadora de elenco Maria Sílvia. Quando pintou o convite, foi uma surpresa geral. "Temos muita coisa parecida, garotos pobres, amigos que vão se dando bem... Ele é fora do padrão de beleza... Família que não entende ter um artista na família. Passou um filme na minha cabeça. É como um sonho que venho lutando por toda minha vida", se emocionando ao lembrar da emoção do próprio pai pela conquista.

    "Por Toda a Minha Vida", por sinal, também é o nome do programa que Róbson Nunes fez e o ajudou a se aproximar de Tim Maia. Ele conta que quando ficou sabendo do filme, cavou um teste e, curiosamente, acabou fazendo dois: "Fiz o teste para o musical no domingo e na segunda, para o filme. O espetáculo é um grande musical (sucesso com Tiago Abravanel). O filme vai mais na história do Tim, quem foi esse cara e acho que muita gente vai se surpreender, conhecer melhor a história do Tim Maia".

    DESCOBRINDO UM NOVO TIM

    Intérprete do Tim mais velho, Babu abriu logo o jogo: "Até eu começar a pesquisar, a imagem que eu tinha era a dos anos 90, aquela voz grossa... Quando fui ver, ele tinha um agudo impressionante, usava a abusava dos falsetes, tinha uma extensão vocal muito grande. Fiquei impressionado. Estou sempre conhecendo coisas novas do Tim".

    Róbson também falou que volta e meia está descobrindo uma coisa nova. "Tô vivendo um passado que nunca foi documentado, fazendo um Tim que quase ninguém conheceu. O que eu tenho a dizer para os mais jovens e o mais velhos, que conhecem só "Primavera", "Não quero dinheiro", é que o cara tem um repertório muito vasto. É uma descoberta a cada dia".

    O MAIS VELHO E O MAIS NOVO

    O personagem será interpretado por dois atores, mas a gente acabou descobrindo um terceiro! "Meu filho fez o Tim Maia criança", disse um orgulhoso Babu Santana, citando o fato do filme não ser só ele no palco, mas também fora dele. "A minha geração também nao conhecia essa parte que eu estou fazendo e seria um erro fazer uma cópia", afirmou. Róbson faz o cantor dos 16/17 anos até, mais ou menos, uns 23 anos. Por essa razão, ele pontua ter muita liberdade: "Uma coisa é o Tim Maia depois do sucessso, depois de ser gênio... Outra é ele tentando isso, galgando espaço... Com 17 anos você não pode ter a mesma postura de quando tem 30 e já está consagrado".

    A PREPARAÇÃO

    Santana revelou que ele e Róbson fizeram a preparação juntos, sem contato com ninguém do elenco. "A gente buscou uns códigos parecidos para fazer essa 'liga' do personagem" e coisas curiosas aconteceram, como aparecer vestindo roupas iguais na hora do ensaio sem combinar nada. Róbson contou que ficaram ainda mais amigos: "Babu é um irmãozão. Teve um dia que fui rodar, podia ir embora depois, mas preferi ficar porque era um dia importante, ele cantava num show". Ele falou também da "bruxa" preparadora de elenco: "Ela foi muito sensível e conseguiu que a gente fosse se comunicando, através de uma técnicas... Juntos, acabamos criando um único Tim Maia".

    UM PAULISTA MANDANDO VER NO CARIOQUÊS

    Sobre o fato de ser paulista de São Bernardo e ter que "cariocar", Nunes (acima) falou que já teve experiências anteriores que o forçaram a trabalhar o sotaque. "Eu to considerando a Tijuca dos anos 60, 70. Eu faço ele até 1969, quando Roberto Carlos gravou "Não Vou Ficar", composta por Tim. Para ele, os taxistas (quando não perguntam de onde ele é) são um bom termômetro para saber se o carioquês está rolando.

    CONHECENDO NOS DETALHES

    Sobre as canções, Babu disse que durante a pesquisa que fez percebeu, entre outras coisas, que a a clássica música "Você", por exemplo, tem mais de uma versão. "A primeira é mais chorosa, aquela coisa agarradinha, do abraço, do reencontro... A segunda versão era mais potente. Uma é um sussurro e a outra é um grito".

    MOMENTOS POLÊMICOS

    Como a polêmica e Tim Maia caminharam (muitas vezes) juntos, perguntamos se podiam contar algum detalhe sobre isso, uma passagem conhecida... Por razões de sigilo sobre o roteiro, Nunes se saiu com uma ótima resposta: "Posso dizer que temos o Tim Maia e você pode esperar tudo".

    FRIO NA BARRIGA DE CARREGAR A "RESPONSA"

    Perguntamos para Babu se ele estava sentindo um frio na barriga por interpretar um cara tão famoso. Sincero, ele não pensou duas vezes: "Frio na barriga, no pé, na perna, no cabelo... É uma responsabilidade para mim". E aproveitou para falar da mudança na carreira ao ver gente ajeitando tudo, cheio de cuidados com ele: "Trabalhar com cinema, fazer o que você gosta é bom. Vamos lá! Tô fazendo com carinho e amor".

    MOMENTOS MUSICAIS

    Sem querer desafinar nas promessas, Santana contou pra gente que eles fizeram uma preparação vocal. "Eu até já cantava, mas era uma voz no coro, né?", disse sorrindo e concluindo que "chegou bem próximo e não vai deixar a desejar não". Nunes, por sua vez, foi mais categórico e citou o próprio cantor: "Por mais que nossa voz seja 446, como ele dizia (rindo sobre a expressão do cantor sobre uma voz meia bomba), a gente se preparou bem para representar esse cara, inclusive, cantando".

    Para quem não está associando os nomes aos trabalhos anteriores, Babu Santana fez diversos filmes, como Cidade de Deus, Estômago, pelo qual foi premiado e, mais recentemente, Os Penetras e A Memória que Me Contam. Róbson Nunes é bem conhecido pelos fãs do canal de TV Disney Channel, onde trabalhou durante 10 anos e, no cinema, fez títulos como Boleiros - Era uma Vez o Futebol... (1998), Carandiru (2003) e recentemente estrelou 2 Coelhos. Cauã Reymond e Alinne Moraes (caracterizados com visual retrô na imagem acima) também fazem parte do elenco. Ela interpreta Janaína, namorada do cantor.

    Leia mais

    Veja duas fotos exclusivas das filmagens de Tim Maia

    A nova onda do cinema brasileiro

    Tim Maia: Veja as primeiras imagens de Babu Santana como o cantor

    Veja duas fotos exclusivas das filmagens de Tim Maia

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top