Minha conta
    Nelson Mandela morre aos 95 anos

    Vencedor do Nobel da Paz e um dos maiores nomes da política mundial, Nelson Mandela morre aos 95 anos.

    por Lucas Salgado

    Nos permitam fugir um pouco do universo da sétima arte, mas hoje é um dia triste para todo mundo. Faleceu Nelson Mandela. O ex-presidente da África do Sul e um dos maiores ícones anti-apartheid morreu após passar os últimos meses lutando contra uma infecção pulmonar. O anúncio foi feito pelo presidente sul-africano Jacob Zuma.

    Mandela batalhou por quase 70 anos por direitos humanitários, sendo boa parte desses dedicados à luta contra a segregação na África do Sul. Combateu o regime do Apartheid deste seu início, em 1948. No início dos anos 50, ao mesmo tempo que a repressão aumentava no país, ele ganhava destaque como advogado e líder do Congresso Nacional Africano. Foi preso em 1962 e, dois anos mais tarde, condenado a prisão perpétua com a acusação de atuar como terrorista. 

    Ficou preso por 26 anos, sendo solto apenas em 1990. Quatro anos mais tarde, foi eleito presidente da África do Sul, atuando no cargo entre 94 e 99. Antes disso, em 93, conquistou o Prêmio Nobel da Paz. Foi casado três vezes, com Evelyn Ntoko Mase, Winnie Mandela e Graça Machel, deixando cinco filhos.

    A vida de Nelson Mandela foi retratada diversas vezes nas telonas, sendo vivido por ícones do cinema como Sidney Poitier (Mandela e De Klerk), Morgan Freeman (Invictus) e Danny Glover (Mandela). O período de sua prisão foi mostrado em Mandela - A Luta pela Liberdade, com Dennis Haysbert (24 Horas) no papel principal.

    No momento, outros dois filmes estão para sair tendo Mandela como foco principal: Mandela: Long Walk to Freedom, com Idris Elba; e Winnie, com Terrence Howard (foto abaixo). Os dois projetos focam na relação entre Mandela e sua segunda esposa, Winnie, vivida por Naomie HarrisJennifer Hudson. O AdoroCinema entrevistou Terrence Howard em 2012, quando falou sobre interpretar o ex-presidente: "Me senti como uma formiga tentando interpretar Deus. Estava apenas esperando que na tentativa de interpretar Nelson eu fosse sincero como sua luta foi. Ele não estava vivendo um personagem. Estava sacrificando sua vida e sua família por seu país."

    Nelson Mandela arriscou-se como ator apenas uma vez, com uma pequena participação no drama Malcolm X, de Spike Lee. Mas também pôde ser visto pessoalmente em vários documentários como Mandela in AmericaBeyond HateDeath of ApartheidMandelaSing Your SongNelson Mandela, au nom de la liberté.

    Fica aqui esta singela homenagem do AdoroCinema para este grande nome, que não só teve uma vida cinematográfica, repleta de dramas, aventuras e reviravoltas, como deu a possibilidade de um final feliz para milhões de pessoas em todo mundo.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top