Minha conta
    Cine PE: Mazzaropi resgata a história do maior sucesso do cinema brasileiro

    Documentário dirigido pelo crítico Celso Sabadin mostra a trajetória do comediante que vendeu cerca de 200 milhões de ingressos com seus filmes.

    por Francisco Russo

    Se hoje em dia os filmes nacionais são festejados ao ultrapassar a marca de um milhão de espectadores, o que dizer de um comediante que atraiu cerca de 200 milhões de pessoas em seus 32 filmes? Esta é a performance de Amácio Mazzaropi, cuja vida é analisada em detalhes no documentário Mazzaropi. O longa-metragem foi o principal destaque da terceira noite do Cine PE - Festival do Audiovisual.

    Dirigido pelo crítico Celso Sabadin (foto), Mazzaropi é um grande resgate da memória do cinema brasileiro. Partindo de uma análise sobre o que é ser caipira, o longa-metragem investiga as origens deste personagem típico da cultura popular brasileira para compreender o porquê de Amácio Mazzaropi ter feito tanto sucesso. O desenrolar de sua carreira, com passagens pelo circo e TV antes de conquistar o estrelato no cinema, são apresentados de forma bastante didática, com depoimentos de pessoas que trabalharam com ele entremeados com imagens de época e trechos de seus filmes.

    Um dos destaques do longa-metragem é a visão empresarial de Mazzaropi, não apenas pelo investimento em um moderno estúdio de cinema para produzir seus longa-metragens, mas especialmente pela noção do mercado cinematográfico como um todo. Sabendo que precisava agradar o povo para garantir a bilheteria, ele apostou firme em filmes baratos e simplórios, mesmo recebendo muitas reclamações da crítica especializada. Questões como o homossexualismo do ator e sua fama de pão-duro também são abordadas, dando um panorama bastante amplo sobre o artista.

    O Cine PE segue dando atenção aos documentários na noite de hoje, com a exibição de Rio Doce-CDU. O AdoroCinema acompanha o festival a convite da organização do evento.

    LEIA MAIS:

    Cine PE: Vendo ou Alugo conquista o público em noite de homenagem a Marieta Severo

    Cine PE: Você tem orgulho de ser brasileiro?

    Cine PE: José Wilker apresenta a comédia Giovanni Improtta

    Começa o Cine PE - Festival do Audiovisual

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top