Minha conta
    Cine PE: Vendo ou Alugo conquista o público em noite de homenagem a Marieta Severo

    A atriz recebeu o troféu Calunga de Ouro, em reconhecimento à carreira, e também é a estrela principal da comédia Vendo ou Alugo.

    por Francisco Russo

    Nem só de filmes se faz o Cine PE, mas também de homenagens a personalidades e instituições relevantes na história do cinema nacional. Na edição deste ano, a organização do evento escolheu três contemplados com o troféu Calunga de Ouro: o diretor Silvio Tendler, o Canal 100 e Marieta Severo. Ontem, 27 de abril, foi dia de entregar a premiação à consagrada atriz, que esteve em filmes tão diversos quanto Cazuza - O Tempo Não Pára, A Grande Família e Carlota Joaquina, Princesa do Brasil.

    Aplaudida de pé pelo público ao subir ao palco, Marieta recebeu o troféu das mãos da também atriz Nathália Timberg, não sem antes se emocionar com o discurso afetuoso feito pela colega. "Essa homenagem traz a sensação de fazer parte da história do cinema. No primeiro trabalho que fiz, ela era minha mãe", disse Marieta.

    Encerrada a premiação, era hora de conferir o novo trabalho da homenageada: a comédia Vendo ou Alugo, dirigida por Betse de Paula (O Casamento de Louise, Celeste e Estrela). Situado em um Rio de Janeiro já na fase UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), o longa-metragem acompanha as desventuras de Maria Alice, que vive em um casarão tradicional à beira da entrada na favela juntamente com sua mãe (Natália Thimberg), filha (Silvia Buarque) e neta (Beatriz Morgana). Precisando de dinheiro a todo custo, ela faz bicos enquanto tenta encontrar algum comprador para o local, ao mesmo tempo em que lida com a presença do tráfico e da polícia na região.

    Bem humorado, Vendo ou Alugo traz um retrato fiel da desordem urbana de parte do Rio de Janeiro, onde asfalto e favela se misturam sem levar muito em conta as regras e leis estabelecidas pela sociedade. Trata-se de uma comédia popular assumida, com diálogos inspirados e uma coleção impagável de personagens. Divertidíssimo, o longa caiu nas graças do público, que o ovacionou ao término da sessão.

    Na manhã de hoje, Marieta Severo recebeu a imprensa para falar um pouco sobre a carreira e também seu trabalho em Vendo ou Alugo. O AdoroCinema, é claro, estava lá.

    PERSONAGEM SENSUAL

    Em Vendo ou Alugo, Marieta Severo interpreta uma personagem extremamente leve e charmosa, que afasta os problemas de si para curtir a vida da melhor forma possível. A atriz comentou sobre como foi interpretar este papel bem mais sensual do que o público está acostumado a vê-la. "Este personagem da Maria Alice teria que ter uma juventude maior, então houve uma preocupação de me iluminar muito bem. Ela tem que ter esta leveza, pois flutua muito por cima das situações. Estou muito bem cuidada no filme, não que não seja bem cuidada na vida real", brincou a atriz.

    PREPARAÇÃO DE ELENCO

    Marieta Severo surge nos créditos finais de Vendo ou Alugo também como responsável pela preparação do elenco. Questionada sobre o assunto, ela disse que era apenas uma brincadeira da diretora Betse de Paula. "Houve uma troca muito intensa neste filme. A Betse tem este lado de criar algo aparentemente anárquico, mas de uma estrutura muito forte onde ela sabe exatamente o que quer. Houve um escutar do outro muito grande, então sempre que podia dava minhas opiniões. Aí ela fez isso, para que as pessoas achassem que eu era uma Fátima Toledo."

    TEMPO DE CINEMA

    "Em geral os atores falam muito que cinema é o tempo que você espera, sempre gostei deste tempo. A televisão é o oposto, é a falta de tempo para ter uma resposta imediata. No cinema há todo um tempo necessário, para acertar a iluminação, cenografia, etc. Este tempo para mim é muito precioso, sempre procuro usá-lo a meu favor. Já a repetição é mais do teatro, pois você repete várias vezes para penetrar um pouco mais naquela fala ou cena. Para mim o tempo de cinema não me rouba algo, ele me dá."

    RECONHECIMENTO DA CARREIRA

    "É uma emoção muito especial, ontem estava até meio sem fala. Minha primeira relação com a profissão foi através do cinema, mas durante um tempo eu quase não fiz cinema, fiz mais teatro e televisão. Ficava com aquele desejo enorme e, mesmo quando fazia um pouco, parecia que não era daquela turma. E queria ser, porque o cinema foi fundamental na minha formação. Lembro, quando criança, da alegria que era quando chegava uma nova chanchada. Minha admiração pelo humor e por quem consegue ser engraçado veio através de Oscarito, Grande Otelo, Zezé Macedo, Violeta Ferraz e essa turma toda. Depois veio o Cinema Novo, fui formada por ele. Então sempre tive uma relação de fascínio pelo cinema nacional. Quando passei a ser mais chamada fui ficando muito feliz. A homenagem me bate justamente neste lugar, eu fiz parte de tudo isto. Alguém reconhece que dei uma pequena contribuição para isto que considero tão importante."

    FILME SOBRE DILMA ROUSSEFF

    Em julho de 2011, surgiu a notícia de que Marieta Severo havia sido convidada para interpretar a presidenta Dilma Rousseff em uma cinebiografia. Questionada sobre o assunto, a atriz explicou o que realmente aconteceu. "Fui sondada para fazer um filme sobre a Dilma, mas este roteiro nunca chegou na minha mão. Só que falei com uma pessoa ao telefone, que não conheço, e no dia seguinte isto tinha vazado para a imprensa. Confesso que fiquei muito assustada, até foi natural ter tomado este vulto todo porque era a presidente do país. Imediatamente me recolhi, mas naquele momento nem poderia aceitar algo por causa desta agenda louca que tenho."

    A GRANDE FAMÍLIA

    "A Grande Família é um programa que se reinventa há 13 anos. Teve a grande sorte de ter um elenco coeso, de muita qualidade e grandes autores. Já estou com o episódio 452 na minha mão, fui chamada para fazer 12. E uma direção que a cada ano entra com uma proposta nova. Parece a mesma coisa, mas não é. Neste ano, se você for ver, a linguagem do programa está completamente diferente. Então ela vive não só de uma identificação enorme junto ao público, mas desta capacidade desta equipe inteira de ficar se reinventando. Agora, como tudo na vida, tem que acabar uma hora. Não sei quando irá acontecer. Este ano faremos e ano que vem também."

    Trailer de Vendo ou Alugo

    LEIA MAIS:

    Cine PE: Você tem orgulho de ser brasileiro?

    Cine PE: José Wilker apresenta a comédia Giovanni Improtta

    Começa o Cine PE - Festival do Audiovisual

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top