Na Netflix: Guillermo del Toro passou mais de 10 anos tentando criar sua própria versão desta obra-prima dos animes

Disponível na streaming, este thriller policial quase se tornou uma série live-action pelas mãos da HBO.

Madhouse
Por Diego Souza Carlos

Cada cineasta tem sua particularidade e Guillermo del Toro consegue reunir grandes qualidades como um dos maiores realizadores de Hollywood sem deixar de lado todas suas paixões peculiares na sétima arte. Embora tenha tido vários projetos de sucesso ao longo da carreira, o diretor também coleciona diversos cancelamentos de projetos que, ainda que visionários - ou justamente por isso -, não conseguiram sair do papel. Entre eles há título que ainda pode ser visto em algum momento futuro: : sua adaptação para de Monster, de Naoki Urasawa.

Monster é, sem dúvida, uma das melhores séries de anime de todos os tempos, por mérito próprio. Tudo começou com um mangá espetacular, e o estúdio Madhouse entregou uma adaptação audiovisual magistral. Em um ritmo em que a arte se retroalimenta do que está ao redor, o próprio Urasawa se inspirou na série clássica The Fugitive, da década de 1960, para construir um thriller policial envolvente que poderia nos manter cativados por várias temporadas.

Em limbo eterno

Madhouse

É uma história realista que te prende desde o primeiro momento com seus mistérios e reflexões morais. A trama tem seu pontapé com um dilema: um neurocirurgião salva um menino destinado a se tornar um monstro que, após ser acusado de uma série de assassinatos, viaja pela Alemanha dos anos 1990 tentando provar sua inocência. Guillermo del Toro também ficou fascinado por Monster e passou mais de dez anos tentando fazer sua própria versão.

Em 2013, a notícia fantástica surgiu: a HBO havia dado sinal verde à proposta de Guillermo del Toro para adaptar Monster. O diretor chegou a preparar um roteiro com vários episódios, e tudo indicava uma série com várias temporadas, episódios longos e a alta qualidade pela qual a emissora era conhecida na época.

Quando Demon Slayer: Castelo Infinito vai para a Netflix? Esnobado pelo Oscar, anime com maior bilheteria da história teve 98% de aprovação

Infelizmente, parece que a HBO acabou cancelando o projeto porque o orçamento saiu do controle e a aquisição dos direitos nunca se concretizou. No entanto, dado que seu amor por anime continua a inspirar a carreira do diretor mexicano, talvez ele ainda tenha esperança de trabalhar em uma adaptação live-action de Monster.

Uma nova chance para Guillermo del Toro?

Madhouse

Se del Toro ainda não perdeu completamente a esperança, agora é o momento perfeito para reviver a ideia, talvez em outra plataforma. Com essa nova era de ouro para o anime, com sucessos como One Piece e O Último Mestre do Ar na Netflix, sem contar o recente sucesso de Demon Slayer: Castelo Infinito que está chegando ao catálogo do serviço de streaming. Neste momento, o universo dos anime segue em um fluxo de expressão e inspiração como nunca.

Entre True Detective, Lanterns ou Task, o thriller policial Monster se encaixaria perfeitamente na programação da HBO Max, mas a nova produção só precisa do aval de uma plataforma. A partir do crivo do cineasta mexicano e o investimento necessário para desenterrar o projeto e explorar seu potencial, maravilhas poderiam ser feitas. Porém, podemos ficar com o material original, que já é uma joia por si só.

"Poderia largar tudo": Michael B. Jordan cogita abandonar Hollywood para se dedicar a projetos de anime

Curiosamente, todos os 74 episódios do anime Monster podem ser visto na Netflix - não que isso seja o indício de uma futura adaptação live-action, apenas uma ação do acaso.

Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.
Links relacionados