Há 30 anos, Stephen King e Michael Jackson se uniram para um filme, e é bem provável que você nunca tenha ouvido falar dele

Você sabia que existe um filme feito em conjunto por Michael Jackson e Stephen King? Se a resposta for não, você não está sozinho, pois pouca gente conhece os detalhes desse projeto tão peculiar.

Quando o autor de terror mais famoso do mundo e a maior lenda do pop se unem para um filme, quase todo mundo deveria saber disso, certo? Na verdade, Stephen King e Michael Jackson trabalharam juntos na década de 1990. Embora o resultado tenha quase 40 minutos de duração, conte com efeitos especiais impressionantes e tenha sido exibido no Festival de Cannes, Ghosts hoje é desconhecido até por muitos fãs. Mas afinal, que tipo de produção é essa?

Como surgiu Michael Jackson's Ghosts?

Ainda em 1993, Jackson e King criaram a história que mais tarde daria origem a Ghosts. Na época, a ideia era fazer um curta-metragem de terror bem menor, intitulado Is This Scary?, criado para divulgar o filme A Família Addams 2. O projeto chegou a ser filmado por cerca de duas semanas sob a direção de Mick Garris, diretor de várias adaptações de Stephen King, como Sonâmbulos, contando inclusive com as participações de Christina Ricci como Wandinha e Jimmy Workman como Feioso Addams.

A Família Addams 2
A Família Addams 2
Data de lançamento 1 de junho de 2021 | 1h 34min
Criador(es): Barry Sonnenfeld
Com Anjelica Huston, Raúl Julia, Christopher Lloyd
Usuários
4,1
Assista agora no Paramount+

A produção, no entanto, nunca foi concluída. Durante as filmagens, surgiram as primeiras acusações de abuso contra Jackson, o que abalou seriamente a imagem do cantor de Billie Jean. Os trabalhos em Is This Scary? foram interrompidos. Segundo Garris, muitas cenas já haviam sido gravadas, mas faltavam justamente as sequências centrais de música e dança, que seriam o coração da obra.

Com isso, a conexão com o segundo filme da Família Addams foi cancelada. Apenas alguns anos depois Jackson retomou o projeto, desenvolvendo a ideia central até chegar a Ghosts. Garris já não estava disponível para dirigir o novo formato, e a função acabou nas mãos da lenda dos efeitos especiais Stan Winston (O Exterminador do Futuro).

MJJ Productions / SMV Enterprises

Onde assistir ao filme?

O resultado final foi muito mais do que um videoclipe estendido. Em Ghosts, Jackson interpreta o misterioso Maestro, habitante de um casarão sombrio na periferia da pequena cidade de Normal Valley. Por causa de seus truques de mágica e histórias assustadoras, que supostamente teriam uma má influência sobre as crianças locais, o prefeito (também interpretado por Michael Jackson) lidera um grupo de pais revoltados até a casa do Maestro para expulsá-lo da cidade.

O que se segue é uma mistura de curta de terror, musical e um grandioso espetáculo de efeitos especiais. O Maestro invoca fantasmas, se transforma, faz um esqueleto dançar e desafia o prefeito para uma disputa em que ambos tentam assustar um ao outro. A trilha sonora reúne várias músicas de Michael Jackson, como 2 Bad, Is It Scary e a faixa-título Ghosts. Para quem quiser conferir, a obra está disponível na íntegra no YouTube:

Além de idealizar a história junto com Jackson, King também colaborou no roteiro. Em uma entrevista ao jornalista musical Molly Meldrum, Jackson descreveu o criador de It - A Coisa como um homem muito gentil, carinhoso e amigável, longe da imagem que muitos fazem dele por causa de seus livros. "Stephen é simplesmente maravilhoso", disse Jackson. "Ele não é bizarro ou estranho. É uma pessoa amorosa e foi incrível trabalhar com ele."

A primeira exibição de Ghosts nos cinemas aconteceu em outubro de 1996, em salas selecionadas nos Estados Unidos, como curta de abertura de A Maldição, filme baseado na obra de Stephen King. Em maio de 1997, a produção teve uma exibição especial no Festival de Cannes. Apesar de tudo isso, este curioso curta-metragem acabou caindo no esquecimento do grande público.

Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).
Links relacionados