Esta obra-prima de Bruce Willis é uma "cópia" de Alien: Parece ridículo, mas há uma explicação
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Uma teoria absurda que lhe dará mais um motivo para assistir ao filme de Ridley Scott hoje, ou ao sempre recomendável Duro de Matar.

No Reddit, é comum que usuários procurem ligações inesperadas entre filmes famosos, como é um caso de um espectador que encontrou uma conexão entre Interestelar, de Christopher Nolan, e A Estrada, de John Hillcoat. Hoje, tenho outra descoberta: Alien, o 8º Passageiro e Duro de Matar são, "basicamente", o mesmo filme.

É uma afirmação bastante ousada e controversa, mas um fã de ambos os filmes a compartilhou nas redes sociais e rapidamente viralizou. E, honestamente, depois de ler os argumentos, percebe-se que há alguma lógica por trás dessa ideia inusitada. Primeiramente, porque nos convida a pensar em Alien do ponto de vista do xenomorfo, uma perspectiva muito válida que foi inclusive defendida pelo próprio Steven Spielberg quando falou sobre sua ideia para uma sequência do filme.

Duro de Matar
Duro de Matar
Data de lançamento 22 de dezembro de 1988 | 2h 12min
Criador(es): John McTiernan
Com Bruce Willis, Alan Rickman, Alexander Godunov
Usuários
4,4
Assista agora no Disney +

"Do ponto de vista do xenomorfo, o Alien de 79 é basicamente Duro de Matar. Ele está completamente sozinho, todos estão tentando matá-lo (inclusive um cara barbudo), ele está rastejando por dutos de ventilação, é uma empresa japonesa [Nakatomi Corporation e Weyland-Yutani] e, pelo que sabemos, é Natal". Vou corrigir essa última parte: o filme de Ridley Scott, embora o cenário seja pouco importante e a data não seja mostrada na tela, se passa em junho. Mas e o resto? Bem, não podemos discordar.

20th Century Fox

Existe, sem dúvida, uma ideia comum

Vistos da perspectiva da criatura, Alien e Duro de Matar compartilham uma ideia estrutural básica: um ser isolado e indefeso em um ambiente hostil e fechado. Em ambos, o protagonista – ou antagonista, dependendo da perspectiva – precisa navegar por um cenário labiríntico, forçado a improvisar para sobreviver, enquanto funcionários de uma corporação com nome que soa japonês tentam caçá-lo: primeiro perplexos, sem saber o que os está atacando, e depois determinados a concluir sua missão. Pense nisso novamente. Alien trata de uma presença solitária que elimina, um a um, aqueles que cruzam seu caminho, usando a arquitetura do local como sua melhor arma.

Alien, o 8º Passageiro
Alien, o 8º Passageiro
Data de lançamento 13 de agosto de 1979 | 1h 56min
Criador(es): Ridley Scott
Com Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Veronica Cartwright
Usuários
4,5
Adorocinema
4,5
Assista agora no Disney +

Não leve isso muito a sério, é só uma brincadeira! Veja como é: uma análise leve de como conectar dois filmes aparentemente muito diferentes com uma narrativa semelhante. Fica claro que, na tela, o filme de Ridley Scott é uma história de terror e sobrevivência espacial – onde seus gritos não serão ouvidos – e o filme de Bruce Willis é um thriller de ação ambientado em um cerco urbano. De qualquer forma, espero que este tópico tenha te dado motivos para ir ao Disney+ hoje mesmo e assistir aos dois filmes.

facebook Tweet
Links relacionados