Na Netflix: O prelúdio de uma das franquias de ficção científica mais icônicas de todos os tempos – talvez nunca vejamos o final!
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Com Alien, Ridley Scott criou em 1979 provavelmente o maior clássico de terror de ficção científica de todos os tempos. Somente 32 anos depois ele retornou ao material. O resultado pode ser assistido hoje à noite na Netflix.

No final dos anos 1970, Dan O'Bannon escreveu o roteiro de "um filme de terror em uma nave espacial com um pequeno grupo de astronautas", como ele mesmo descreveu. A princípio não parece particularmente extraordinário – mas na verdade foi o pontapé inicial para uma das maiores e mais icônicas franquias de ficção científica de todos os tempos: a série Alien!

Embora Ridley Scott não tivesse mais nada a ver com as sequências diretas, a série não o largou. No entanto, o diretor de Gladiador tinha ambições maiores do que simplesmente fazer outro filme Alien. Ele queria ir fundo e responder à pergunta de onde o Alien realmente veio. Para isso, ele criou em 2012 Prometheus, que está disponível no catálogo da Netflix.

O longo caminho de Alien a Prometheus

Quando Alien foi lançado, Ridley Scott ainda era um cineasta relativamente desconhecido, que havia dirigido apenas um filme, Os Duelistas. Mas sua segunda obra mudou tudo para o diretor. Embora o filme não fosse originalmente sua ideia, ele desenhou inúmeros esboços que o estúdio achou tão promissores que dobrou o orçamento e acreditou firmemente em um sucesso – e foi exatamente o que aconteceu.

Scott Free Productions / 20th Century Studios

Seja no design da nave espacial ou no monstro-título criado por H.R. Giger: Alien moldou o gênero de ficção científica como poucos outros filmes, e com uma bilheteria de 184,7 milhões de dólares (com um orçamento de apenas 11 milhões!) foi um enorme sucesso de bilheteria. Ficou claro, então, que não seria apenas uma única incursão nas profundezas do espaço, mas que mais partes de Alien teriam que chegar aos cinemas.

Ridley Scott se retirou inicialmente, mas tinha mais planos para Alien

Mas Scott se retirou inicialmente e dirigiu vários fracassos em sequência, que felizmente não prejudicaram sua carreira – Blade Runner (1982) estava entre eles, outro marco da ficção científica. Enquanto isso, o futuro diretor de Titanic e Avatar, James Cameron, desenvolveu a sequência Aliens, O Resgate (1986), e seis anos depois, o criador de Clube da Luta, David Fincher, estreou na direção de longas-metragens com Alien 3. A quarta parte seguiu em 1997 sob a direção de Jean-Pierre Jeunet (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain).

Scott Free Productions / 20th Century Studios

Somente 33 anos após o original, Scott retornou à franquia que ele havia criado com Prometheus. Prometheus não foi unanimidade entre os fãs, mas muitos ficaram impressionados com o filme, que se sustentava por conta própria, apesar de pertencer a uma famosa franquia. Nas bilheterias, a prequela conseguiu mais que triplicar seu orçamento, mas a sequência (que voltou a ser um pouco mais segura) Alien: Covenant já estava enfraquecendo nas bilheterias. Os planos de seguir com mais duas sequências diretas foram, por enquanto, enterrados.

Prometheus
Prometheus
Data de lançamento 15 de junho de 2012 | 2h 03min
Criador(es): Ridley Scott
Com Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron
Imprensa
3,1
Usuários
3,7
Adorocinema
4,0
Assista agora no Disney +

Em 2024, finalmente chegou aos cinemas Alien: Romulus, desta vez dirigido por Fede Alvarez, diretor de O Homem nas Trevas. Nos passos de Sigourney Weaver, entraram, entre outros, Cailee Spaeny (Priscilla) e Isabela Merced (Madame Teia).

facebook Tweet
Links relacionados