Muitos não sabem por que Gandalf estava ausente na grande batalha contra Sauron – como tudo em O Senhor dos Anéis, isso também tem uma explicação
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

J.R.R. Tolkien pensou em seu universo de O Senhor dos Anéis até o último detalhe, e é por isso que há uma resposta para quase todas as perguntas. Inclusive para esta: por que Gandalf não enfrentou Sauron diretamente.

Por mais que as adaptações cinematográficas de O Senhor dos Anéis de Peter Jackson se aproximassem da perfeição, era obviamente impossível para o diretor incluir todos os detalhes de conteúdo dos livros de J.R.R. Tolkien em sua trilogia de cinema. Portanto, pode acontecer que os filmes levantem algumas perguntas devido a omissões inevitáveis.

O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
Criador(es): Peter Jackson
Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
Usuários
4,6
Assista agora no Prime Video

Isto inclui, por exemplo, esta: Por que o poderoso Gandalf (Ian McKellen) não participou da Batalha da Última Aliança, na qual Elfos e Homens lutaram juntos contra Sauron? Como visto na curta sequência do prólogo de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, não há vestígios do mago no referido confronto. No entanto, há uma explicação lógica para isso, que, como muitas vezes acontece, pode ser encontrada nos extensos registros de Tolkien sobre sua epopeia de fantasia.

O Senhor dos Anéis: Por que Gandalf estava ausente na batalha contra Sauron

A Batalha da Última Aliança, na qual, entre outros, o Elfo Elrond e o Homem Isildur confrontaram Sauron, ocorreu nos anos 3434 a 3441 da Segunda Era, cerca de 3000 anos antes dos eventos em A Sociedade do Anel. Naquela época, Gandalf ainda não havia aparecido publicamente como um mago entre os povos da Terra Média, mas estava ativo apenas como um observador escondido, vivendo como o Maia Olórin em Valinor.

New Line Cinema

Nessa função, ele estudou os complexos conflitos entre as forças do bem e do mal, para finalmente, apenas no final da Terceira Era, iniciar sua missão oficial designada pelos Valar como o Gandalf reencarnado: a preparação da resistência decisiva contra Sauron, que é a que se vê nos filmes de Jackson. Aqui ele funciona, por assim dizer, como o pensador e guia para o lado bom, tornando-se uma figura chave importante para a vitória final sobre o Senhor das Trevas.

Na Batalha da Última Aliança, portanto, não era tarefa de Gandalf intervir nos acontecimentos da Terra Média. É por isso que ele também não é visto nas cenas relevantes do filme.

A trilogia O Senhor dos Anéis está disponível para streaming no Prime Video e HBO Max.

facebook Tweet
Links relacionados