Para gerar suspense na audiência e impactar da forma mais eficaz, os filmes podem seguir dois caminhos muito diferentes. Há alguns que demoram para captar a atenção dos seus espectadores. Mas outros não hesitam em fazer o possível desde o início e causar impressão a partir do momento em que se apresentam.
Não sabemos qual é a melhor solução, mas Risco Total (Cliffhanger), recorreu ao segundo caminho e se tornou uma verdadeira joia dos anos 90. Ninguém duvida que se situa entre os melhores filmes de ação estrelados por Sylvester Stallone. Nesta versão extremamente eficaz de Duro de Matar nas montanhas, Stallone dá vida a Gabe Walker, um especialista em escalada que aceita voltar ao serviço para resgatar os passageiros de um avião que caiu nas montanhas.
Ação sem freio
StudioCanal
Dirigido por Renny Harlin, este excelente filme não nos dá muitos momentos de descanso. É impressionante do começo ao fim, com uns primeiros minutos que marcaram toda uma geração de espectadores há 30 anos e que sem dúvida desanimaram muitas pessoas a se tornarem escaladores.
Tornada uma referência no subgênero de filmes de escalada, a sequência de que falamos é realmente traumática, sobretudo se você é propenso a ter vertigem. Embora visualmente tenha envelhecido um pouco mal, a tensão é palpável nesta cena:
A cena aparece logo após os créditos do filme. Nela aparece Gabe Walker, que vai resgatar seu melhor amigo Hal e a namorada dele, Sarah, que estão presos no topo de uma montanha. Para chegar ao helicóptero que os levará a um lugar seguro, guiados por Gabe, ambos devem atravessar um profundo precipício por meio de uma corda.
Só de ver a corda no meio do nada pode gerar suores frios em alguns espectadores, mas o pior veio depois. O arnês de Sarah falha e ela cai no vazio. Embora o filme não seja de terror, estes quatro minutos doem mais do que qualquer título do gênero. Este trágico momento é o que dá início ao filme e estabelece muito bem o tom dos acontecimentos, mas certamente mais de um que foi vê-lo na sua estreia em 1993 ainda pensa nisso.
Você pode assistir Risco Total no Universal+.