Valorizamos muito em nossas relações de trabalho aquelas em que encontramos um apoio firme quando estamos dando nossos primeiros passos, seja em geral ou em determinada empresa. É por isso que muitos cineastas acabam recorrendo repetidamente a atores com quem se juntaram em seus inícios, encontrando uma afinidade para continuar desenvolvendo por anos.
Embora não venha imediatamente à cabeça, a parceria de Sofia Coppola e Kirsten Dunst é uma das mais notáveis na história do cinema. Ambas iniciaram sua conexão especial com As Virgens Suicidas, um notável debut no qual também figuram atores do calibre de James Woods, Josh Hartnett e Kathleen Turner.
Em uma tranquila e puritana cidade dos Estados Unidos, nos anos setenta, Cecilia Lisbon, de treze anos, tenta suicidar-se. Ela tem quatro irmãs, adolescentes lindas. Este acontecimento lança uma nova luz sobre o modo de vida de toda a família.
A história, narrada do ponto de vista dos garotos do bairro, obcecados por estas misteriosas irmãs, retrata com cinismo a vida adolescente. Pouco a pouco, a família se isola do mundo e as filhas recebem a ordem de não sair à rua. Quando a situação piora, os rapazes planejam ir ao seu resgate.
Coppola queria permanecer ligada ao cinema mesmo após a desastrosa experiência de trabalhar como atriz para seu pai. Sua reinvenção passou por escrever um roteiro de um de seus romances favoritos, sem ter conseguido ser contratada para adaptá-lo. De fato, já havia um projeto para levar o livro ao cinema, mas após anos de inatividade Sofia aproveitou sua grande oportunidade.
As Virgens Suicidas: à vista de todos
Eternity pictures / Muse Productions / American Zoetrope
A cineasta aproveita as vantagens de ser descendente de um nome que significa cinema para levantar um projeto cheio de nomes notáveis, perfeitos para realizar sua visão. As Virgens Suicidas cristaliza muito do que obceca os filmes de Sofia Coppola, explorando a inocência de mulheres que terminam presas em prisões metafóricas onde estão à vista de todos.
Essas prisões douradas vão se tornando cada vez mais angustiantes e insuportáveis para as irmãs Lisbon, cuja aflição é refletida através da grande textura visual e auditiva que Coppola concede. Também extrai atuações impressionantes, especialmente de uma Kirsten Dunst com quem formará uma dupla fabulosa com o passar dos anos.
Você encontra As Virgens Suicidas para aluguel no Amazon Prime Video e Apple TV.